Atendimento Pré-Hospitalar Tático é tema de treinamento para policiais penais

Treinamento dos agentes iniciou nesta terça-feira, 19, e segue até o dia 21, na sede do Grupamento de Intervenções Táticas. – Fotos: Brenda Lima

Policiais penais que atuam na Pamc (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo) participam de um curso sobre Atendimento Pré-Hospitalar Tático. A ação, realizada pela Sejuc (Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania), conta com apoio da Sesau (Secretaria de Saúde).

Conforme o gerente do Núcleo de Educação Permanente da Central de Regulação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), enfermeiro Maurício Caldart, o treinamento dos agentes iniciou nesta terça-feira, 19, e segue até o dia 21, na sede do Grupamento de Intervenções Táticas.

“A importância do curso de treinamento de APH TÁTICO é tratar as principais causas de morte de policiais feridos por arma de fogo ou arma branca. Em torno de 90% dos casos de óbito, é a hemorragia massiva [perda rápida de grande quantidade de sangue], causando choque hipovolêmico, sendo causador das mortes”, destacou.

A colaboração da Sesau com os órgãos de segurança pública do Estado é baseada na Portaria Nº 98/2022. O documento versa sobre a capacitação dos profissionais dessa área na correta execução dos cuidados táticos e procedimentos de manejo clínico emergencial de agentes e pessoas privadas de liberdade.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Capacitação Continuada da Sejuc, Paulina Magalhães, 38 policiais penais estão participando do curso.

“O operador irá sair do curso com nível básico em atendimento pré-hospitalar tático e poderá salvar sua própria vida, um colega de profissão ou de um familiar, ou um reeducando, caso ocorra um ferimento grave com risco de vida”, ressaltou.

Atuando na segurança pública há 10 anos, Karina Moura ressalta a importância do treinamento na rotina de trabalho dela e de seus colegas de farda.

“Em nosso ambiente de trabalho é essencial participar desse curso, pelo fato de que trabalhamos com arma de fogo e a qualquer momento podemos ser surpreendidos com uma situação de risco, como algum colega ferido ou nós mesmos”, pontuou a policial penal.

O que é APH-Tático?

O APH-Tático consiste em conhecimentos técnicos de suporte de vida realizados por profissionais de segurança pública, visando ao socorro próprio ou de outro operador ferido no ambiente operacional, bem como em treinamentos, ou em localidades que inviabilizam ou dificultam demasiadamente o atendimento por profissionais de saúde em tempo hábil.

Suyanne Sá

 

Veja também

Topo