
Organizações políticas, centrais sindicais, movimentos sociais, movimentos indígenas e representantes da sociedade civil promovem, na próxima quinta-feira, 8, em Boa Vista, um ato público em defesa da democracia e contra a anistia aos responsáveis pelos ataques às instituições democráticas ocorridos em 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
A atividade será realizada no Ponto de Cultura Ulisses Manaças e faz parte de uma articulação nacional que mobiliza diferentes cidades do país em memória dos ataques às sedes dos Três Poderes e em defesa do Estado Democrático de Direito.
De acordo com os organizadores, o ato busca reforçar que a democracia não pode ser relativizada e que tentativas de anistiar os envolvidos nos atos golpistas representam uma ameaça à ordem constitucional. O debate sobre anistia tem avançado em diferentes esferas do Congresso Nacional e provocado ampla reação da sociedade civil organizada.
Além da pauta democrática, a mobilização também destaca a defesa da soberania nacional e do respeito aos princípios internacionais de não intervenção. Para os movimentos, ações militares estrangeiras em países da América Latina, como na Venezuela, violam a autodeterminação dos povos e colocam em risco a estabilidade regional.
Em Boa Vista será um ato político e cultural com exibição do filme ’08 de janeiro – Ditadura Nunca Mais’ e apresentação da cantora Euterpe e o grupo Divas do Samba. O ato é aberto ao público e convida a população a participar deste momento de mobilização, memória e reafirmação do compromisso com a democracia.
Serviço
Ato em Defesa da Democracia
Data: Quinta-feira, 8 de janeiro
Local: Ponto de Cultura Ulisses Manaças – Boa Vista (RR)
Horário: 18h30

