Audiência Pública debate infraestrutura das rodovias de Roraima e o impacto no agronegócio e na agricultura familiar

Proposta pelo deputado Albuquerque, evento discutiu a possibilidade de ligação por estradas entre Roraima e Amapá, mas sobretudo as BRs 174 e 401, que ligam Roraima e o Brasil à Venezuela e à Guiana. – Fotos: Ascom Parlamentar

A audiência pública ocorreu após requerimento do deputado Albuquerque acatado pela Comissão de Agriculrura, Pecuária e Abastecimento e contou com a participação de técnicos do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, do Ministério das Relações Exteriores e do secretário adjunto de infraestrutura de Roraima, Emerson de Paula.

Na oportunidade foram discutidas a possibilidade de ligação por estradas entre Roraima e Amapá, mas sobretudo as BRs 174 e 401 que ligam Roraima e o Brasil à Venezuela e à Guiana.

Foram destacados os números de aumento das exportações em Roraima e os problemas das estradas, que precisam estar preparadas para o escoamento da produção.

Para se ter uma ideia, as exportações de Roraima para Venezuela atingiram U$ 274 milhões de dólares, em 2022. Com a Guiana também tivemos um crescimento significativo. Em 2021, as exportações brasileiras cresceram mais de 170%, atingindo, U$ 117 milhões de dólares. A estrada para a Guiana foi definida como primordial, pois é o caminho mais curto para que os produtos brasileiros cheguem aos países do Caribe, aos Estados Unidos, bem
como, para que os produtos do norte do país cheguem à Europa.

A necessidade da continuidade dos acordos bilaterais para o desenvolvimento do comércio e da cooperação entre estes países, foi destacada para trazer dinamismo ao desenvolvimento do norte do Brasil e do estado de Roraima.

O deputado Albuquerque se disse bastante satisfeito com o resultado da audiência, que trouxe mais envolvimento dos órgãos federais e mais interesse em contribuir para que os problemas que imperam o desenvolvimento da região sejam sanados. “Estamos confiantes de que, nos próximos anos, Roraima estará despontando no mapa das exportações nacionais com uma grande força”, destacou.

 

Veja também

Topo