Audiência pública na ALE-RR discute autismo e demais desordens do neurodesenvolvimento

Evento, que ocorre nesta quarta-feira, vai contar com autoridades e segmentos da sociedade civil organizada. – Fotos: Marley Lima/ Nonato Sousa

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) promove nesta quarta-feira, 5, às 9h, uma audiência pública sobre autismo, TDAH, Síndrome de Down e desordens do neurodesenvolvimento. O evento vai contar com autoridades de órgãos públicos e segmentos da sociedade civil organizada.

O objetivo é ouvir as demandas da sociedade roraimense sobre os percalços enfrentados por famílias que convivem com os transtornos e doenças, conforme explicou a presidente da comissão da ALE-RR, deputada Angela Águida Portella (PP).

“A comissão pretende abrir o diálogo permanente com a sociedade para que a gente consiga avançar no atendimento a essas pessoas. Além disso, queremos fazer um trabalho de conscientização da população como um todo”, disse a deputada.

Deputada Angela Águida Portella

Portella informou ainda que os casos de pessoas autistas, por exemplo, estão em crescimento na população, fator que subsidia ainda mais a realização da audiência.

“Existe uma estatística disponibilizada tanto pela sociedade pediátrica europeia quanto pela americana referente ao número crescente de autistas. Há dez anos, a prevalência era de 150 para um caso de autismo, hoje é de 36 para um”, relatou.

Foram convidadas autoridades representativas das instituições de ensino do Estado, das secretarias estaduais de Educação (Seed), Trabalho e Bem-Estar social (Setrabes) e de Saúde (Sesau), dos conselhos regionais de Medicina (CRM), Odontologia (CRO), Educação Física (Cref) e Psicologia (CRP), bem como profissionais de saúde e associações que convivem diretamente com pessoas neuroatípicas.

Anderson Caldas

 

 

Veja também

Topo