Audiência pública na ALE-RR nesta quarta-feira discute efeitos das mudanças climáticas

Parlamentares e autoridades públicas ligadas às políticas ambientais também participarão do evento. – Fotos: Eduardo Andrade/Jader Souza/Reprodução TV Assembleia

Nesta quarta-feira, 20, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa (ALE-RR) vai transformar a sessão ordinária em audiência pública, cujo tema será “As mudanças climáticas: causas e consequências das queimadas urbanas e rurais em Roraima”. O evento ocorrerá no Plenário Noêmia Bastos Amazonas, a partir das 9h, e vai contar com a participação de parlamentares, gestores municipais e autoridades ligadas às políticas ambientais.

A audiência é de autoria do presidente da comissão legislativa, deputado Éder Lourinho (PSD), solicitada por meio dos Requerimentos nº 87/2023 e nº 88/2023. O intuito é discutir políticas públicas para a questão climática e informar a população roraimense sobre os reflexos do aumento extremo da temperatura, bem como do crescimento das queimadas no Estado.

Deputado Éder Lourinho

“O que nos leva à realização desta audiência pública é a preocupação com as mudanças climáticas, os perigos dos focos de incêndios e as constantes queimadas que ocorrem nesse período de estiagem em todos os municípios do nosso Estado. Sabemos que as consequências afetam a saúde pública, o sistema elétrico e colocam em risco a segurança da nossa população urbana e rural”, declarou Lourinho.

O parlamentar externou ainda que o evento tem outra preocupação. “É necessário mencionar também a escassez de água nos reservatórios, rios e igarapés, que prejudica a vida nas escolas, hospitais, indústria e comércio, órgãos públicos, entre outros. Como Roraima já tem um histórico triste de incêndios florestais e queimadas, decidimos optar pela prevenção, fato que ocasionou o requerimento para esta audiência”, informou o deputado.

A audiência pública será transmitida ao vivo pela Rádio (FM 98.3) e TV Assembleia (canal 57.3), bem como pelo YouTube e Facebook do Legislativo estadual, que podem ser localizados nas plataformas por @assembleiarr.

Anderson Caldas

 

 

Veja também

Topo