Aulão gratuito de poli dance ocorrerá no Roraima Garden Shopping neste sábado

Programação faz parte da campanha “Todos Por Elas”, alusivo ao Mês das Mulheres. – Fotos: Ascom/GRS

Considerado esporte acrobático, o poli dance é sinônimo de força e autoestima para quem o pratica. E neste sábado, 11, a partir das 18h, haverá aulão gratuito de poli dance Esporte, na Praça de Eventos do Roraima Garden Shopping, no bairro Caçari, zona Leste de Boa Vista. Haverá ainda roda de conversa, serviços de saúde e entrega de brindes.

“Denominaremos como o Espaço Delas, pois ali reuniremos profissionais doo jurídico, da dança, do esporte, para trocar experiências e melhor, motivar aquela mulher a olhar mais para si, para sua saúde e acender nela a vontade de experimentar novas sensações, seja na corrida, seja no poli dance”, contou a gerente de Marketing do Garden Shopping, Mayara Queiroz.

O poli dance é uma atividade física e artística acrobático praticado em uma barra vertical. Com o passar do tempo, versões e transformações do esporte surgiram como o poli dance Esporte, o Contemporâneo, o Flex, o Sensual e o Exótico.

Sobre a aula, Cristina explicará as funções do poli dance até a prática. “Vamos ter a participação do público, será convidado a experimentar, a aprender movimentos que serão ensinados na hora”, haverá ainda apresentação de performances. Para participar é necessário trajar como blusa ou top sem manga e short. “Porque precisamos da pele para aderência no poli [barra]”, justificou.

A atividade, por tempos, foi vista como algo pejorativo ou sensual. A aula aberta será ministrada pela professora e instrutora Cristina Manah e as performances envolverão as mulheres presentes na Praça de Eventos do Roraima Garden. “É muito comum quando se fala em poli as pessoas associarem às práticas sensuais, de apelos sexuais, só que ele não está restrito a esta conduta e comportamento, é considerado um esporte acrobático praticado numa barra vertical”, explicou.

O esporte não é recomendado para pessoas com problemas ortopédicos graves, com restrições médicas. Os benefícios da prática do poli dance, seja qual for a configuração, vai do mental ao físico: libera endorfina, o hormônio da felicidade; aumenta flexibilidade; melhora a autoconfiança; queima calorias e tonifica os músculos; auxilia na força e resistência corporal, estimula a criatividades; melhora a coordenação motora e os reflexos de defesa.

Ainda no sábado, haverá uma roda de conversa com o tema “Uma Vitória Leva a Outra”, mediada pelas idealizadoras da “I Corrida das Mulheres que Inspiram”, Paula Sá, Ana Brito e Sarah Mubarac. A proposta será falar como a atividade física impacta em todas as áreas da vida e direitos das atletas em caso de negativas de tratamento por parte de planos de saúde quando se trata de lesões ao correr.

A “I Corrida Mulheres que Inspiram” é promovida pelo grupo Pé No Asfalto e está com inscrições abertas pelo endereço eletrônico https://www.e-inscricao.com/Icorridadasmulheresqueinspiram/ com taxa de R$ 65 reais. Será no dia 26 de março, com largada às 17h30 do estacionamento do Roraima Garden Shopping para percurso de 5km. Todo o trajeto estará sinalizado e haverá pontos de hidratação.

Todos os participantes receberão medalha de participação. As cinco primeiras colocadas e a primeira mulher com mais de 60 anos a cruzar a linha de chegada receberão troféus e medalhas. A organização do evento reservou 80% das inscrições para mulheres e 20% para homens.

Música

Todos os domingos de março, o cantor regional Neuber Uchôa dividirá o palco da Praça de Alimentação com convidadas especiais para cantar composições autorais ou de artistas renomados. Os encontros ocorrerão das 18h às 20h.

Yasmin Guedes

 

Veja também

Topo