O curso pré-vestibular para as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibular da UFRR (Universidade Federal de Roraima) promovido pela Assembleia Legislativo de Roraima (ALE-RR), por meio da Escolegis (Escola do Legislativo), se iniciou nesta segunda-feira, 7, com as aulas de Língua Portuguesa e Redação. Ao longo de um mês, os alunos, que lotaram a sala de aula, terão a oportunidade de aprender e revisar os conteúdos que são requeridos no edital para ingresso no ensino superior.
A estudante Ana Luiza Ambrósio Machado, 16 anos, está concluindo o Ensino Médio e já se prepara para ingressar na faculdade de Medicina, uma das mais concorridas. A expectativa dela é que o curso possa agregar conhecimento. “Quero fazer um Enem de qualidade para poder passar e entrar no curso de Medicina. É uma forma de tirar dúvidas, é um conhecimento fora da sala de aula. Tem conhecimento que a gente aprende em vídeos, mas aprender presencialmente é muito melhor”, disse.
Gregory Albarran é venezuelano, tem 21 anos e há quatro mora no Brasil, mas não domina a Língua Portuguesa. Como vai prestar o vestibular para o curso de Administração, ingressou na Escolegis com o foco de ter mais domínio sobre as disciplinas do vestibular e Enem para passar no certame.
“Eu quero fazer o curso de Administração na UFRR e minha expectativa é melhorar, aprender muito para conquistar uma das vagas. A minha maior dificuldade é com a escrita por eu ser estrangeiro. Nessa primeira aula, o que me chamou atenção foram as explicações do professor, ele sabe explicar bem, sabe como chamar a atenção da pessoa”, elogiou.
O professor de Língua Portuguesa e Redação Peterson Luiz da Silva disse que as aulas são o pontapé inicial dessa jornada que, por vezes, é tão difícil e exige muito esforço, dedicação e horas de estudos do estudante.
“Estamos aqui para auxiliá-los nesse início da jornada, e essa disciplinas, Redação e Português, são importantíssimas nesse contexto porque auxilia não só em Língua Portuguesa, mas todas as outras matérias quando o estudante precisa resolver um problema de matemática e física, tem que interpretar um enunciado. Portanto, é um dos carros-chefes dessa prova”, explicou.
Mas para ter êxito nesta empreitada, é necessário se desdobrar, ficando atento às dicas do professor. “Tem que ter bastante leitura, se dedicar aos conteúdos que mais caem na prova, os conteúdos específicos e resolução de exercício”, recomendou.
Outro ponto salientado pelo professor diz respeito à disciplina e organização do estudante. “Ainda há tempo hábil, sim, para quem está começando agora e quer recuperar o tempo perdido, focando em resolver questões de vestibulares passados, investindo em fazer bons resumos”, orientou, ao destacar que nesta disciplina vai trabalhar conteúdos de gramática, as leituras obrigatórias indicadas para o vestibular da Universidade Federal e muito revisão.
O diretor da Escolegis, Brenno Carvalho, afirmou que a instituição sempre está presente na vida educacional do povo roraimense, e que esta é mais uma oportunidade para auxiliar quem deseja ingressar no ensino superior.
“A Escolegis está prontamente preparada para atender todos esses alunos que querem adentrar nas universidades. Iniciamos hoje o curso de pré-vestibular que vai ter cem horas, e, se os alunos continuarem assíduos em sala de aula, a gente vai ver a possibilidade De dar continuidade a esse curso”, afirmou.
Novos cursos
Nesta segunda-feira, se iniciaram outros cursos gratuitos ofertados para a comunidade, como Inglês, Edição de vídeos, Libras intermediário, Bolo de pote, Artesanato, Bordado à mão e auxiliar administrativo.
Marilena Freitas