Avenida Brasil ganha nova iluminação em LED

A obra contempla mais de 9 km de extensão, com 264 postes e mil luminárias. – Fotos: Semuc | PMBV

Dezembro chegou ainda mais iluminado, sobretudo em uma das principais vias de acesso à capital Boa Vista. Nesta segunda-feira, 1º, o prefeito Arthur Henrique inaugurou a iluminação em LED da avenida Brasil (BR-174, sentido sul). O trecho vai da Praça Simón Bolívar até o viaduto do Anel Viário, no bairro Airton Rocha. A obra contempla mais de 9 km de extensão, com 264 postes e mil luminárias, garantindo mais segurança, mobilidade e qualidade de vida para a população.

“Foi um compromisso da nossa gestão. Nós conseguimos municipalizar a via em 2022, porque até então esse trabalho não podia ser feito pela prefeitura. A avenida Brasil agora vive outra realidade. Quem antes passava por aqui à noite com muita escuridão, agora contará com mais segurança”, destacou o prefeito.

Com serviços executados pela Secretaria Municipal de Conservação Pública, a iluminação em LED vai do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) até o viaduto do Anel Viário, no Airton Rocha (Conjuntos Pérola). Os recursos foram de emenda parlamentar do senador Chico Rodrigues.

Os recursos para a obra foram destinados por meio de emenda parlamentar do senador Chico Rodrigues e executadas pela Secretaria Municipal de Conservação Pública.

Eficiência

As luminárias de LED substituem as antigas de vapor de sódio, oferecendo maior durabilidade, economia de energia e melhor qualidade luminosa. Com até 60 mil horas de vida útil, reduzem custos de manutenção e são ambientalmente mais seguras, por não conterem metais pesados e ajudarem na redução das emissões de CO₂.

Conforto, segurança e qualidade de vida

Durante a inauguração, moradores acompanharam o acendimento das luzes e comemoraram a tão aguardada ilumunação. “Era muito difícil passar aqui. Esse trecho era tanto escuro quanto deserto, a partir de certa hora. Ficava perigoso. Agora está essa maravilha. Nós esperamos muito por isso. É muita história e lembranças, a gente se emociona”, contou Maria das Neves, moradora do São Bento há 20 anos.

Aos 12 anos, a estudante Geovana Lima acompanhou o acendimento ao lado da irmã e da avó, Nilza Batista. “Aqui era muito perigoso. Eu não via nada quando a gente brincava do lado de fora e agora está muito iluminado. Eu achei muito bom!”, contou a estudante.

Para Nilza, o sentimento é de conquista e transformação. “Antigamente, a gente vivia na escuridão, uma escuridão onde as crianças não podiam nem brincar direito. E eu fico grata hoje. Por esse trabalho de iluminar a nossa avenida. É qualidade de vida para nós, moradores”, destacou.

Veja também

Topo