Bacia do Tacutu: Coronel Chagas apoia exploração de petróleo para crescimento econômico de Roraima

Matéria online sobre ocorrência de petróleo em bacia hidrográfica no Bonfim foi destacada pelo parlamentar na sessão ordinária desta terça-feira. – Fotos: Alfredo Maia

O deputado Coronel Chagas (PRTB) subiu à tribuna do Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, durante a reabertura dos trabalhos legislativos nesta terça-feira, 8, para comentar sobre uma matéria publicada na segunda-feira, 7, no site Norte Extremo, que trata de uma ocorrência de petróleo na Bacia de Tacutu, no Bonfim, município ao Norte de Roraima.

Após a leitura da matéria na íntegra, o parlamentar ressaltou que o assunto é de extrema importância para a economia de Roraima, do Brasil, e, principalmente, para o município.

“Com certeza, vai impactar a todos nós”, declarou Chagas ao comentar, também que, há pouco tempo, o mesmo aconteceu com a Guiana, impulsionando seu crescimento econômico em 2022. “Está mudando a vida das pessoas daquele país”, disse.

Ainda segundo ele, dados fornecidos pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) apontaram que, ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) da Guiana aumentou 48% devido às explorações da substância.

“O crescimento da economia do nosso país não passou de 2%, e, neste ano, a expectativa, conforme o órgão, é que o crescimento do PIB deles chegue a 57%. É uma revolução na economia com a geração de empregos, com aumento da renda per capita das pessoas, e a melhoria da qualidade de vida, e isso vai acontecer em Roraima. Nós precisamos estar atentos”, enfatizou.

Por fim, Chagas relembrou que, há alguns anos, foram descobertas reservas de petróleo na costa do Amapá, mas o Ibama e o Ministério do Meio Ambiente impedem que o local seja explorado.

“Espero que isso não aconteça também aqui em Roraima, porque se conseguirmos explorar economicamente essas reservas, o PIB do país vai melhorar e muito, imagine Roraima e Bonfim”, concluiu.

Em aparte, o chefe do Legislativo, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), disse que a Casa recebe com alegria a notícia da possibilidade de haver petróleo em Roraima.

“É uma boa notícia para o Estado, um potencial a ser explorado, e temos que nos apropriar dessa riqueza, que é não só de Roraima, como do nosso país. É um chamado para toda a classe política de Roraima e da Amazônia Legal. Hoje, nós vivemos um período de ataque ao direito do desenvolvimento da Amazônia”, afirmou Sampaio.

O deputado Gabriel Picanço (Republicanos) parabenizou Chagas por trazer o assunto à tona. Conforme ele, a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) já concedeu uma licença provisória para estudar o local.

Picanço também parabenizou o presidente Sampaio por sua fala sobre a exploração da Amazônia pelos próprios brasileiros.

“Não podemos nos curvar para falácias de ONGs [organizações não governamentais] de preservação, para destruir o povo que mora nessa região”, disse.

Suzanne Oliveira

 

Veja também

Topo