Desde o dia 14 deste mês, agentes da PCRR (Polícia Civil de Roraima), lotados na DPMA (Delegacia de Polícia de Meio Ambiente), realiza diligências na localidade de Caicubi, região do Baixo Rio Branco, município de Caracaraí, para verificar denúncias entre pescadores que atuam na Associação do Pescadores e o Associação dos Moradores da Região.
A ação foi coordenada pelo delegado titular da DPMA, Francisco Evangelista de Araújo e contou com o apoio da Polícia Militar e de servidores do ICMBIOS (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
Segundo o delegado, a ação foi requisitada pelo MPRR (Ministério Público Estadual) visando apurar a notícia da existência de ponto de vigilância montado na entrada do Rio Jufari, antes de chegar em Caicubi, restringindo a circulação de embarcações na região, inclusive de moradores da vila.
Outra denúncia é da possível exploração de pesca esportiva ou comercial por duas empresas de turismo que não teriam licenças para operação no local e que estariam se beneficiando com o pagamento de valores pelas empresas em razão da pesca no local.
O delegado Francisco Araújo esteve na região, onde realizou várias diligências e oitivas de moradores e das partes envolvidas para constatar as denúncias. Mas, segundo ele, a comunidade trabalha em harmonia na região e que as denúncias não procedem.