Balanço Operacional: Carnaval 2026 tem apenas três conduções e ocorre com tranquilidade em Roraima

Todas as três conduções da capital foram relacionadas ao cumprimento de mandado de prisão e ao descumprimento de medidas cautelares durante eventos carnavalescos. – Fotos: Ascom | PMRR

A PMRR (Polícia Militar de Roraima) divulgou nesta quinta-feira, 19, o balanço operacional do Carnaval 2026. O período festivo foi marcado pela tranquilidade e baixo número de ocorrências. Em todo o Estado, a corporação registrou apenas três conduções a delegacias da Polícia Civil em Boa Vista.

Todas as três conduções da capital foram relacionadas ao cumprimento de mandado de prisão e ao descumprimento de medidas cautelares durante eventos carnavalescos. Em uma das ações, uma guarnição da Força Tática foi acionada após o sistema de reconhecimento facial identificar um indivíduo descumprindo medida judicial. Em outra ocorrência, a Ciptur (Companhia Independente de Policiamento Turístico) constatou que um homem possuía mandado de prisão em aberto.

Em Boa Vista, o policiamento foi reforçado em pontos estratégicos como a Praça Fábio Paracat, no Centro; a Praça Poliesportiva do Conjunto Cabos e Soldados, no Caranã; e a Praça Clotilde Thereza Duarte de Oliveira, no Nova Cidade. As ações ocorreram até as 2h, conforme o planejamento operacional.

No interior do Estado, o policiamento também foi reforçado durante o Carafolia 2026. O CPI (Comando de Policiamento do Interior) mobilizou cerca de 400 policiais, que atuaram de forma ostensiva em todos os dias de festa, abrangendo ainda os municípios de Mucajaí, Iracema e Cantá.

A PMRR atribui o resultado positivo ao planejamento estratégico, ao reforço do policiamento preventivo antes, durante e após as festividades e à atuação integrada das forças de segurança, garantindo tranquilidade aos foliões em todo o Estado.

“O emprego efetivo do policiamento ostensivo e a presença constante da Polícia Militar contribuíram para evitar delitos. O diálogo com a população e as orientações aos foliões também foram fundamentais para garantir um ambiente seguro”, afirmou o comandante-geral da PMRR, coronel Overlan Alves.

Segundo ele, a integração entre as forças de segurança foi decisiva para o resultado. “Atuamos de forma conjunta com a Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros, Detran e guardas municipais. Mantivemos o policiamento ordinário sem prejuízo das atividades rotineiras e conseguimos impedir a distribuição de drogas durante o Carnaval, com a apreensão de 90 comprimidos de êxtase”, destacou.

Além das ocorrências relacionadas aos eventos, a PM registrou sete casos de tráfico de drogas, com oito prisões e duas apreensões de adolescentes em Boa Vista, Caracaraí e Rorainópolis. Também foram apreendidas quatro armas de fogo em São João da Baliza e Bonfim, além do cumprimento de nove mandados de prisão na capital.

Entre os destaques operacionais estão a prisão de um foragido da Justiça por tráfico de drogas e a apreensão de uma espingarda calibre 20, de fabricação caseira, com sete cartuchos intactos, na região de Água Boa.

Neyderson Sampaio e Paula Evangelista

Veja também

Topo