O Festival de Bandas e Fanfarras de Roraima está de volta. O evento, em que participam as escolas da rede estadual de ensino, já está na 29ª edição e ocorre de quinta, 27, a sexta-feira, 28, no Parque Anauá.
“Nesta edição do festival estaremos com 831 estudantes de 27 escolas apresentando o melhor festival de bandas e fanfarras da rede estadual de ensino. O objetivo é apresentar o festival às comunidades escolares e à sociedade em geral, evidenciando o ensino da música nas unidades de ensino e a inclusão da musicalização no currículo escolar”, explicou a diretora do Depe (Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais) da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Rosilda Garcia.
Das 27 escolas que se inscreveram, 17 são da capital, oito do interior e duas são escolas indígenas. Seis jurados irão avaliar as apresentações. Na primeira noite, 15 escolas participam nas categorias banda musical e percussão. Já na segunda parte do evento, são 18 escolas que participam nas categorias fanfarra e banda marcial.
O XXIX Festival de Bandas e Fanfarras de Roraima das Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino é uma iniciativa do Governo de Roraima, por meio da Seed.
Instrumentos musicais serão entregues às escolas
Como parte dos investimentos do Governo de Roraima no projeto Bandas e Fanfarras das escolas, durante o evento, haverá a entrega de 33 baterias e 81 pares de pratos para as escolas participantes do XXIX Festival de Bandas e Fanfarras das Unidades Escolares, além de um kit de banda marcial para a Escola Estadual General Penha Brasil e um kit de banda percussão para a Escola Estadual Indígena Tuxaua Antônio Horácio.
Durante o Festival, os alunos-músicos participantes do interior do Estado ficarão alojados na Escola Estadual Gonçalves Dias, com serviço da oferta de refeições, desde o café da manhã, almoço, lanches e jantar.
Todos os participantes serão credenciados e receberão crachás de identificação para uso no alojamento. Será disponibilizado também transporte escolar para as escolas se deslocarem ao local do evento, tanto para escolas do interior, quanto da capital.
Premiação
Serão premiados com troféus os 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria (banda musical, banda marcial, fanfarra e percussão), além de melhor regente, melhor baliza, melhor mor, melhor linha de frente e melhor corpo coreográfico de cada categoria.
Todas as escolas participantes e os jurados receberão certificados de participação.
O projeto
Mesmo com os concursos de fanfarras ocorrendo desde o ano de 1996, foi em 2015 que o Projeto Bandas e Fanfarras voltou com força total, sendo executado durante todo o ano letivo, com aulas teóricas e práticas de música para a formação de bandas e fanfarras com os alunos das escolas inseridas na iniciativa.
Hoje, 34 escolas participam do projeto. O Governo de Roraima realizou a contratação de 29 regentes, que são os profissionais responsáveis por desenvolver o projeto nas escolas.
“Os regentes são capacitados pela Seed para lecionar nas escolas o ensino de música, onde eles trabalham a prática instrumental e a teoria musical”, explicou Adriano Silva, coordenador do projeto.
Entre 2020 e 2021, a atual gestão também distribuiu 34 kits de instrumentos de fanfarras com 28 itens cada um, como forma de impulsionar o projeto nas instituições de ensino. Um investimento na ordem de R$ 620 mil com recursos federais.
Atualmente são 20 bandas em escolas da capital e 14 no interior, incluindo comunidades indígenas. As bandas são divididas em fanfarras, bandas marciais e bandas de percussão.
As apresentações não estão limitadas ao festival. Durante todo o ano, as bandas das escolas são convidadas a se apresentarem em instituições públicas e privadas, fruto do brilhante trabalho desenvolvido nas unidades de ensino.
Layse Menezes