Blitz educativa sensibiliza voluntários em prol da doação de sangue

Com o tema “Caia na Folia, Doe Sangue e Salve Vidas”, a iniciativa visou incentivar a população a doar sangue. – Fotos: Divulgação/Instituto Pirilampos

Para garantir o abastecimento de sangue para o período carnavalesco, o Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima, em parceria com o bloco de carnaval Canaimé e o Instituto Pirilampos, promoveu nesta quarta-feira, 31, uma blitz educativa na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.

Com o tema “Caia na Folia, Doe Sangue e Salve Vidas”, a iniciativa visou incentivar a população a doar sangue. A unidade é responsável atualmente por atender as demandas da rede hospitalar pública e privada do Estado.

De acordo com a assistente social voluntária do Hemoraima, Terezinha Kahn, todas as tipagens precisam de reforço no estoque, principalmente os fatores Rh –.

“A tipagem sanguínea O- continua baixo. Por isso nós precisamos dessa ajuda dos doadores e de pessoas que ainda não são doadoras, para fazer esse ato de solidariedade”, destacou.

Entre as pessoas que fizeram questão de colaborar com a ação está a estudante universitária Thaís Barbosa, de 22 anos. Ela, que é acadêmica de Jornalismo, revelou que entende perfeitamente a importância da doação, tendo já passado uma vez pela experiência.

“Eu sou voluntária no Pirilampos, e eles estão fazendo juntos nessa campanha de doação. Decidi também fazer esse ato de solidariedade e acompanhá-los na ação”, complementou.

Doe sangue e salve vidas

Apesar de ser considerado um período festivo, o Carnaval costuma elevar o número de pessoas que acabam sendo levadas para atendimentos de emergência nos hospitais do Estado.

Uma simples doação é capaz de salvar até quatro vidas e o entendimento do Hemoraima é que toda ajuda é bem-vinda. Por esse motivo, a unidade abrirá as portas neste sábado, 3, para receber doadores voluntários do Grupo de Corridas Runner.

“Tendo em vista os muitos acidentes que estão acontecendo em nossa cidade, estamos pedindo a colaboração dos foliões para que venham fazer a sua doação de sangue. O carnaval já está bem aí, vai ser um feriado bem longo e essa é a nossa preocupação”, concluiu Terezinha.

Suyanne Sá

 

 

Veja também

Topo