Boa Vista não deixa de provar que é uma das melhores cidades do Brasil para se viver. Recentemente, a capital foi escolhida pelo Ministério do Turismo (Mtur) como um dos 25 destinos considerados tendência neste ano de 2022, ganhando espaço em uma publicação da revista RIMT (Rede de Inteligência de Mercado do Turismo).
O prefeito Arthur Henrique comemorou mais este indicativo do quão bela e atrativa é Boa Vista a nível nacional. E ainda relembrou outros títulos já recebidos pela capital. Como por exemplo, a cidade foi eleita a 5ª melhor capital em qualidade de vida, pela Revista Bula. Também a 11ª melhor capital para criar filhos, pela Revista Exame e esteve entre as 26 cidades mais felizes do Brasil, também segundo pesquisa da Revista Bula.
“Estamos muito felizes por mais uma vez sermos referência. Esses e tantos outros indicativos mostram que o trabalho desenvolvido desde a gestão passada até o nossa atual representa esse cuidado com a população e que torna nossa cidade mais acolhedora e atrativa aos turistas”, disse Arthur.
Além disso, Boa Vista também foi eleita a 6ª melhor capital em prática de esportes, segundo a Pesquisa “Vigilância de fatores de risco e proteção de doenças crônicas por inquérito telefônico” (Vigitel), do Ministério da Saúde.
A publicação do MTur, que pode ser conferida em formato digital, traz outras cidades do norte como Alter do Chão (PA), Belém (PA), e Jalapão (TO) na lista como tendência turística.
O que faz de Boa Vista tendência para o turismo
Parque do Rio Branco
E quando o assunto é turismo, sem dúvida alguma o complexo representa um marco histórico para a cidade, sendo considerada a maior obra turística do estado de Roraima, entregue em 2020.
Mirante Edileuza Lóz
No Parque do Rio Branco encontram-se várias atrações, sendo o mirante um dos principais. É a estrutura mais alta de Boa Vista, com 120 metros de comprimento. Lá em cima, o visitante tem uma vista panorâmica da cidade e do Rio Branco e ainda uma passarela com piso de vidro. A parte superior tem 250m² e capacidade para receber 250 pessoas simultaneamente.
As visitas são gratuitas e devem ser agendadas exclusivamente pela internet, por meio do link: https://bit.ly/3tNQrs5. Os agendamentos podem ser feitos de quarta a domingo (inclusive feriados), de 8h30 às 21h, com número máximo de 35 pessoas por vez. Conforme dados da Fundação de Educação de Turismo, Esporte e Cultura (Fetec) 72.736 visitaram o mirante em 2021.
Selvinha
O Parque do Rio Branco abriga a maior Selvinha Amazônica de Boa Vista. São mais de 160 elementos artísticos, entre esculturas de animais típicos da Amazônia e atrativos para as crianças. A Selvinha possui oito cenários e conta com área seca e molhada. O colorido garante um cenário lúdico e encantador.
Acesso à Orla
Outra novidade foi a reinauguração da Orla Taumanan que agora está interligada ao Parque Rio Branco com a nova passarela construída no local. A obra de revitalização e modernização integrou os dois maiores pontos turísticos de Boa Vista, facilitando o lazer e o entretenimento de centenas de pessoas.
O local conta com duas plataformas: Weikepá (“Nascer do Sol” – parte inferior) com três quiosques, e a Meiremê (“Arco-Íris”- superior) com mais dois quiosques. Por lá é possível encontrar diversas delícias, como petiscos, cervejinha gelada, cafés, bolos, dentre outras opções. Contando ainda com música ao vivo aos fins de semana.
Pracinhas
Além disso, a capital possui quase 70 praças, sendo que 30 delas foram construídas ou reformadas nos últimos anos. São locais propícios para passeios, prática de esportes, exercícios físicos, diversão ou simplesmente para apreciar a natureza.
As praças de Boa Vista são importantes espaços de lazer e entretenimento que atraem centenas de pessoas. Nos últimos anos se tornaram marca registrada de uma gestão que cuida e prioriza a primeira infância.
Destacam-se Praças das Águas, Complexo Poliesportivo Ayrton Senna, Praça do Mirandinha, Parque Municipal Germano Augusto Sampaio, Praça de Eventos Fábio Marques Paracat, Praça Linear Chico Carneiro, Praça do Picote e Praça Velia Coutinho.
Marcus Miranda