Bonfim: IFRR convoca estudantes do Magistério Indigena para realização de matrícula e aula inaugural

Curso é resultado de acordo de cooperação entre o IFRR e a Prefeitura de Normandia. – Foto: Ascom/IFRR

O Campus Avançado Bonfim do Instituto Federal de Roraima (CAB/IFRR) publicou, nesta terça-feira, 28, edital de convocação de alunos para a efetivação de matrículas no curso Técnico em Magistério Indígena na modalidade subsequente. A formação é resultante de um acordo de cooperação entre o IFRR e a Prefeitura de Normandia. A lista dos convocados pode ser consultada aqui.

Segundo o edital, as vagas são destinadas aos professores que atuam nas escolas das comunidades indígenas localizadas no Município de Normandia. Sendo de formação de professores indígenas em nível médio e na modalidade técnica, o curso é destinado aos docentes que só têm o ensino médio. Eles irão cursar somente as disciplinas específicas da formação de docentes para atuação na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental.

As matrículas devem ser feitas nos dias 2 e 3 de março, das 8h às 12h, na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Lazer e Desporto de Normandia, localizada na Rua João Marisco, 541, Centro. No ato da matrícula, os candidatos convocados têm de apresentar os originais dos seguintes documentos:

1. Histórico e Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio (frente e verso); ou ainda parecer de equivalência ao ensino médio de estudos da Secretaria Estadual de Educação;

2. Certidão de Nascimento ou de Casamento (frente e verso);

3. Documento oficial com foto (RG expedido por secretarias de segurança pública e por comandos militares, CNH, Carteira de Trabalho, Passaporte, entre outros)

4. Cadastro de Pessoa Física – CPF (frente e verso);

5. Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), frente e verso, se for professor indígena;

6. Comprovante de residência no município;

7. Título de Eleitor e comprovante de votação ou Certidão de Quitação Eleitoral (frente e verso); e

8. Certificado de Reservista ou de Dispensa de Incorporação (para candidatos do sexo masculino), frente e verso.

A foto para o cadastro será feita no próprio campus, no ato da matrícula.

Aula Inaugural

A aula inaugural do curso está prevista para esta sexta-feira, 3, a partir das 8h30. Ela ocorrerá no Ginásio Poliesportivo Sebastião Rafael da Silva, em Normandia. Na solenidade, haverá a palestra “Fundamentos e Princípios da Educação Escolar Indígena”, ministrada pela professora Pierlângela Cunha, diretora-geral do Campus Amajari (CAM). Indígena da etnia wapichana, Pierlangela é graduada em Licenciatura Intercultural pela UFRR e mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Ufam. Em 2014, iniciou a carreira de professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Campus Amajari, porém atua no magistério desde 1996.

Militante e defensora dos direitos dos povos indígenas, Pierlângela foi a primeira mulher indígena eleita para a direção-geral de um campus do IFRR. Além da palestra, os formandos, na aula inaugural, contarão com uma apresentação cultural feita pelo grupo de dança Parixara, da Comunidade Bismark.

 

Veja também

Topo