O Campus Avançado Bonfim do Instituto Federal de Roraima (CAB/IFRR) realiza, nesta quarta-feira, 5, a partir das 9h, a Aula Inaugural de mais dois cursos técnicos: Agroecologia e Administração, ambos na modalidade concomitante. A oferta dos cursos é fruto de uma cooperação técnica entre o IFRR e a Secretaria Estadual de Educação (Seed). O evento ocorre na unidade de ensino, localizada na Avenida Tuxaua de Faria, s/n, Bairro 13 de Maio, na sede do Município do Bonfim.
Além da aula inaugural, que visa acolher os novos estudantes, a programação contará com a palestra “Empreendedorismo: Carreira e Negócios”, ministrada pelos representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RR) Fransllyn Sellynghton e Nikson Luã.
Os cursos são destinados a estudantes da 1ª série do ensino médio matriculados no Colégio Estadual Militarizado Aldébaro José Alcântara. Eles foram aprovados em processo seletivo realizado pelo CAB e estudarão de forma concomitante, ou seja, terão aulas no ensino técnico do campus no horário contrário ao do ensino médio do colégio militarizado.
Cursos
O curso Técnico em Administração forma um profissional apto a atuar de maneira dinâmica no mercado de trabalho. Ele abrange ações de planejamento, avaliação e gerenciamento de pessoas e processos referentes a negócios e serviços presentes em organizações públicas ou privadas de todos os portes e ramos de atuação. Assim, o profissional técnico em administração está apto a executar operações administrativas relativas a protocolos e arquivos; elaborar e expedir documentos controlar estoques; aplicar conceitos e modelos de gestão em funções administrativas; operar sistemas de informações gerenciais de pessoal e de materiais e realizar ações de apoio administrativo em organizações. O egresso desse curso terá como campo de atuação profissional organizações públicas e privadas com atuação em marketing, recursos humanos, logística, finanças e produção.
Já o curso Técnico em Agroecologia habilita o aluno a planejar, organizar, dirigir e controlar a produção agrícola de forma sustentável, analisando as características econômicas, sociais e ambientais. O profissional formado nessa área tem como campo de atuação a certificação agroecológica, e poderá atuar em propriedades rurais, empresas comerciais agropecuárias, estabelecimentos agroindustriais, empresas públicas e privadas que atuam no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor agrícola; instituições de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica; agências de defesa sanitária; empresas de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas; agroindústrias, parques e reservas naturais; cooperativas e associações rurais; empresas de certificação agroecológica e empresas de certificação orgânica.