Quem vê de cima, se encanta com a vista, formato e cores. De perto, logo se entende o motivo do nome. Neste 9 de Julho, Boa Vista completa 132 anos de história e desenvolvimento, sendo lar de milhares de pessoas que aqui nasceram, ou escolheram viver. E sem dúvidas, uma das áreas que se destaca é a infraestrutura.
De 2013 para cá, já foram cerca de 300km de pavimentação, 255km de recapeamento, mais de 200km de drenagem e 455km de urbanização. Do início do asfaltamento à construção de prédios e espaços públicos, a prefeitura segue investindo em melhorias tendo como principal compromisso a qualidade de vida e o bem-estar da população.
Nesse sentido, um dos principais reflexos de investimento em urbanização são as praças. Atualmente, o município possui 73, entre os 55 bairros. Quem aproveita esses espaços é a analista de comunicação Flávia Gonzaga, moradora do bairro São Pedro. Junto com os dois filhos, ela frequenta os espaços semanalmente.
“Vamos em todos os espaços públicos de lazer, mas a Praça da Bandeira é a mais frequente. Pra quem tem filho é a melhor coisa, porque eles se divertem e é um ambiente seguro. Quando acontece algum tipo de degradação, não demora nada e as equipes já consertam. A gente ainda aproveita pra manter a saúde, fazendo exercício enquanto as crianças brincam”, disse.
Desde a última gestão, todas as praças foram construídas e revitalizadas, com base na política de primeira infância, tendo brinquedos lúdicos que promovem a integração e socialização entre as crianças e os pais, em um cenário que estimula a criatividade.
Além dos playgrounds, as praças contam com banheiros familiares, fraldário para os bebês, academia ao ar livre, quadras poliesportivas e lanchonetes. Em algumas, há ainda a Selvinha Amazônica e as populares fontes interativas, a exemplo do Complexo Ayrton Senna e a praça do Nova Cidade.
Mesmo à noite, Flávia conta que sente segurança nos locais devido à iluminação. Isso porque a prefeitura segue investindo em uma política cada vez mais verde, por meio de lâmpadas LED. No momento, o município conta com 28.655 luminárias, sendo 22.359 em LED. Dos 55 bairros, 13 têm iluminação 100% LED.
E assim como em outras cidades, a iluminação é um fator decisivo para a segurança da população. Quem concorda é o servidor público e ciclista amador Adriano Paulino. Ele é uma das centenas de pessoas que utiliza as ciclovias de Boa Vista, que já somam mais de 43km.
“O principal ponto para mim é a segurança aos ciclistas, principalmente pela área de rodagem, que permite a utilização tanto para quem usa a trabalho, como para lazer”, comentou.
Além de ciclista, o Adriano também é pedestre. Por isso, outro compromisso da prefeitura é manter a segurança desse público. Atualmente, Boa Vista contabiliza 79 placas de sinalização luminosas para pedestres, 79 semáforos e quase 15 mil pontos de sinalização vertical de regulamentação e advertência, que contribuem para um tráfego mais seguro a todos.
E não para por aqui. Visando os próximos três anos de gestão, a Prefeitura de Boa Vista, por meio do Departamento de Engenharia de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito, está realizando estudos técnicos para analisar a viabilidade de um dispositivo que venha a melhorar as condições de segurança durante a travessia na faixa de pedestres.
Ana Gabriela Gomes