A Caer (Companhia de Água e Esgotos de Roraima) está realizando atualização cadastral e instalação de hidrômetros no bairro das Palmeiras, na sede do município do Cantá e na vila do Tepequém, em Amajari.
Conforme o diretor Comercial e do Interior, Cícero Batista, essa etapa prevê a instalação de 329 hidrômetros, sendo 189 no Cantá e 140 em Amajari. Os hidrômetros são regularizados pelo Inmetro, órgão que atesta a qualidade do material.
“Com a instalação dos hidrômetros, é possível assegurar a transparência e indicar a quantidade de água que o cliente consumiu, além disso, a medição do consumo contribui para o equilíbrio da pressão na rede de distribuição, evitando o abastecimento desordenado e proporcionando a mesma qualidade dos serviços para todos e ainda, faz com que a população reduza o desperdício de água”, pontuou o diretor.
Conforme a gerência de Sistemas do Interior as duas localidades possuem características de consumo diferenciadas.
O bairro das Palmeiras, é o maior bairro da sede do município e vem recebendo vários investimentos por parte da Caer. “Além da instalação dos hidrômetros, também está sendo realizado o remanejamento dos cavaletes. E em maio de 2022, a Caer colocou operação mais um poço artesiano para aumentar a capacidade de abastecimento de água potável na localidade”, explicou o gerente de sistema do Interior, Adriel Rodrigues.
Já a vila do Tepequém é uma região turística e com a implantação de pousadas e outros empreendimentos é necessária a atualização cadastral. “Está sendo realizado o mapeamento de toda a vila, tanto para realizar o cadastro de novos usuários, como a migração das pousadas para categoria comercial, já que registram um alto índice de consumo de água potável”, esclareceu.
Investimentos
Para reforçar a medição do consumo de água no Estado e reduzir as perdas da empresa, em 2021, a Caer adquiriu 45 mil hidrômetros.
Os hidrômetros são instalados em novas ligações de água e utilizados também para substituição de equipamentos defeituosos que não tenham mais conserto, bem como, os que foram furtados das residências.
Neuzelir Moreira