Campanha sensibiliza público a denunciar trabalho e exploração infantil no carnaval

Campanha também apresentou orientações sobre a prevenção e fiscalização a respeito da venda e consumo de álcool por crianças e adolescentes. – Fotos: Ascom/Setrabes

O Governo de Roraima, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), está realizando, no período do carnaval 2023, a campanha “Pule, Brinque e Cuide – Unidos pela Proteção de Crianças e Adolescentes”. Essa ação busca alertar a população, principalmente, sobre violações de direitos, a exemplo do trabalho infantil e a violência sexual, com ênfase na exploração sexual de crianças e adolescentes.

Sob a coordenação do DPSE (Departamento de Proteção Social Especial), a campanha apresentou orientações sobre a prevenção e fiscalização a respeito da venda e consumo de álcool por crianças e adolescentes, bem como traz um importante alerta sobre a questão da proteção das crianças quanto à exploração sexual, segundo informou o diretor do DPSE, André Luiz.

“A exemplo de todos os anos, neste período do carnaval, a nossa equipe visitou diversos pontos na capital onde estão ocorrendo as festividades carnavalescas, entregando panfletos, conversando com os comerciantes que vendem bebidas alcoólicas e com a população em geral, bem como fiscalizando para coibir qualquer tipo de violação dos direitos das crianças e adolescentes”, detalhou.

A titular da Setrabes, Tânia Soares, enfatizou que o período do carnaval é marcado por inúmeras festas com uma concentração muito grande de crianças, adolescentes e jovens, redobrando a necessidade do cuidado e proteção das mais diversas possibilidades de violação de direitos nessa época.

“Esse é um problema que atinge centenas de crianças e adolescente diariamente, em todo o país e, agora, nessa época do ano, a gente tem uma preocupação maior por conta da exploração do trabalho infantil, venda de bebidas alcoólicas e a exploração sexual. Por isso, esta ação de Governo, sob a coordenação do Departamento de Proteção Social Especial, é muito importante nesta conscientização”, explica.

Ricardo Gomes

 

Veja também

Topo