Campeonatos de futebol amador chegam aos jogos semifinais na Vila Olímpica

Este ano, o investimento da Prefeitura de Boa Vista foi de R$ 1,2 milhão. O recurso incentiva os atletas roraimenses a participarem da competição e custeia os campeonatos promovidos pela LIFAER. – Fotos: Semuc/PMBV

O esporte muda vidas e em Roraima não é diferente. Para apoiar os sonhos dos atletas locais, a Prefeitura de Boa Vista investiu mais de R$ 1 milhão em premiações para a maior competição de futebol amador do Estado de Roraima, a Copa Boa Vista. Os jogos são abertos ao público e estão na fase semifinal. A população pode acompanhar a competição na Vila Olímpica Roberto Marinho, geralmente a partir das 18h.

As categorias da Copa Boa Vista 2023 são divididas entre os seguintes grupos: Futebol Amador Masculino e Feminino, Campeonato Sub-12 e Futebol Society Feminino e Masculino. O valor de 1,2 milhão investido pela Prefeitura é repassado para a Liga de Futebol Amador do Estado de Roraima (LIFAER). O recurso custeia a aquisição de equipamentos esportivos, uniformes das equipes, pagamento de arbitragem, despesas gerais e a premiação dos campeões.

Para o técnico do Primavera, Gilberto Júnior, a oportunidade é grande para quem está iniciando a carreira no futebol. “Treinar esse pessoal é uma alegria. O projeto do nosso time começa na periferia e os jogadores encontram uma oportunidade para competir com outros atletas tão talentosos quanto eles. Vê-los felizes por competir é um incentivo enorme para o meu trabalho. Tenho orgulho desses meninos”, contou.

O início de um sonho

João Felipe joga no Alvorada e tem 12 anos. O pequeno sonha em ser um jogador profissional e acredita que participando da Copa Boa Vista, está no caminho certo. “Os treinos são pesados, pois os nossos técnicos exigem o nosso melhor. Eu fico feliz porque quero ser um jogador profissional e esse é apenas o começo”, disse.

Atletas como o João Felipe aproveitam a oportunidade de participar da competição para se destacar no esporte. Natanael Júnior, do Primavera, também tem 12 anos e já está no “pique jogador caro”. Quando perguntado sobre a expectativa para o jogo, o pequeno sorriu. “Não vou falar muita coisa não. Nós apenas queremos ser campeões”, disse, e apesar de não ter prometido, deu um show em campo.

Resultados do fim de semana

No sábado e domingo, 9 e 10, ocorreram os confrontos semifinais do campeonato Sub-12. Se classificaram para a grande final os times Flamengo RR e Alvorada, que se enfrentam no dia 30 de dezembro para a decisão.

A representatividade feminina no futebol também é destaque

Segundo informações divulgadas pela Folha de São Paulo, o futebol é um exemplo raro de igualdade de jogo para homens e mulheres. Dessa forma, nada mais justo do que as premiações serem igualitárias, e é o que ocorre em Boa Vista. Segundo o presidente da LIFAER, Gilberto Urçulino, conhecido como “Popó”, a igualdade na competição merece destaque.

“Esse é um dos diferenciais. A oportunidade de crescimento, por meio da verba investida pela prefeitura, é igual para o futebol masculino e feminino. A valorização de todos os atletas é importante na Copa Boa Vista. Temos jogadoras que já estão em times nacionais e é gratificante fazer parte dessa jornada. Também é um investimento para as escolinhas de futebol do Estado”, frisou Popó.

A final da Copa Boa Vista 2023 está prevista para o fim de dezembro. A virada de ano vai ser comemorada da melhor forma pelos futuros campeões. O futebol cresce cada vez mais em Roraima e a Prefeitura de Boa Vista investe nos atletas locais para que eles tenham a oportunidade de mostrar o talento e esforço e crescerem juntos ao esporte.

Confira a premiação 2023

Bruna Norales

 

 

Veja também

Topo