A última etapa do processo eleitoral de 2022 encerrou-se na noite desta segunda-feira, 12, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) com a diplomação de 37 homens e mulheres eleitos no pleito deste ano para o próximo mandato. O documento é importante e indispensável para a posse em 1º de janeiro e atesta os resultados das urnas.
A sessão solene foi conduzida pelo presidente do TRE, Leonardo Cupello, e ocorreu no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) com a presença limitada de amigos e familiares dos diplomados nos cargos de governador, vice-governador, senador e dois suplentes, 24 deputados estaduais e 8 deputados federais.
Representantes do Ministério Público Estadual, OAB-RR (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima), Polícia Federal, UFRR, Uerr (Universidade Estadual de Roraima), Defensoria Pública do Estado (DPE), secretários estaduais, membros da Justiça Eleitoral, prefeitos, magistrados e representantes de instituições públicas participaram do rito.
Em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por intermédio da TV Assembleia (canal 57.3) e redes sociais (@assembleiarr), transmitiu o evento na íntegra. O conteúdo estará disponível na página oficial do YouTube.
Na abertura, Cupello esclareceu a finalidade e a importância da diplomação, marco homologatório do resultado das eleições em primeiro turno ocorrido no dia 2 de outubro. “Momento em que a democracia está efetivamente exercida em todos os planos e que o nosso Estado de Roraima e a nossa Justiça Eleitoral têm feito de tudo para atender à vontade dos cidadãos”, discursou.
O presidente do TRE entregou certificado de agradecimento à Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal em Roraima, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Civil, Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania (Sesp) e Defesa Civil pelos serviços prestados na segurança do pleito deste ano.
“Quero parabenizar a Justiça Eleitoral, que conduziu a eleição de maneira pacífica, tranquila, com maior participação do eleitor. Todos os envolvidos estão de parabéns”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio (Republicanos), reeleito para o quarto mandato.
O governador reeleito, Antônio Denarium (PP), acompanhado do vice-governador eleito, Edilson Damião (PP), lembrou dos caminhos percorridos nos últimos quatro anos, ajustes fiscais, avanço de obras e parceria com as bancadas estadual e federal.
“O relacionamento com os Poderes é muito importante. É preciso preservar a harmonia e a independência. Gostaria de agradecer a Soldado Sampaio e o apoio de todos os deputados que estão com a gente na reconstrução de Roraima, bem como os deputados federais que nos apoiam”, destacou o chefe do Poder Executivo.
Diplomados:
Poder Executivo – Antônio Denarium* – governador; Edilson Damião – vice-governador;
Senado – Hiran Gonçalves e os suplentes JR Rodrigues e Aline Rezende;
Deputados federais – Albuquerque; Defensor Stelio Dener; Duda Ramos; Helena da Asatur; Jhonatan de Jesus*; Nicoletti*; Pastor Diniz e Zé Haroldo Cathedral;
Deputados estaduais – Angela Águida Portella*; Armando Neto; Aurelina Medeiros*; Catarina Guerra*; Chico Mozart*; Coronel Chagas*; Dr. Cláudio Cirurgião; Dr. Meton; Eder Lourinho*; Gabriel Picanço*; Idázio da Perfil; Isamar Júnior; Joilma Teodora; Jorge Everton*; Lucas Souza; Marcelo Cabral*; Marcinho Belota; Marcos Jorge; Neto Loureiro; Odilon*; Rárison Barbosa; Renato Silva*; Soldado Sampaio* e Tayla Peres*.
(*reeleitos)
Cerimônia de posse dos eleitos em Roraima
Está marcada para 1º de janeiro a posse dos 24 deputados estaduais eleitos e reeleitos para o mandato de 2023 a 2026, a partir das 10h, no Plenário Noêmia Bastos Amazonas, e às 16h a do governador reeleito Antônio Denarium (PP) e do vice-governador Edilson Damião.
Devido à limitação de espaço na Assembleia Legislativa, todo o rito será transmitido ao vivo pela TV Assembleia (canal 57.3) e redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr).
Yasmin Guedes