Capacitação Metodológica prepara técnicos para atuação no Programa Saúde no Campo em Roraima

Capacitação é um passo essencial para ampliar o acesso à saúde no meio rural. – Fotos: Fernanda Marins

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Roraima (Senar/RR) realizou, nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, a Capacitação Metodológica do Programa Saúde no Campo, no Auditório do Sistema Faerr/Senar, em Boa Vista. A formação reuniu 12 técnicos de enfermagem, que irão atuar diretamente no atendimento aos produtores rurais assistidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar no estado.

A abertura oficial ocorreu na quarta-feira, 11, com a presença da superintendente do Senar Roraima, Amanda Lia, da equipe técnica da instituição e da assessora da Diretoria de Saúde e Promoção Social do Senar, Erika Cavalcante.

De acordo com a superintendente, a capacitação é um passo essencial para ampliar o acesso à saúde no meio rural.

“O Programa Saúde no Campo é fundamental para reduzir lacunas históricas de acesso à saúde no campo, promovendo a prevenção de doenças e o diagnóstico precoce. Capacitar esses profissionais garante que o atendimento chegue com qualidade aos produtores e suas famílias, fortalecendo a saúde e a qualidade de vida no meio rural”, destacou Amanda Lia.

Durante os três dias de capacitação, os técnicos participaram de atividades teóricas e práticas sobre a metodologia do programa. Segundo o coordenador do Programa Saúde no Campo em Roraima, Marlisson Rodrigues, a formação vai além do conteúdo conceitual.

“Nessa capacitação de três dias, os técnicos estão aprendendo o que é o programa, suas diretrizes e como funciona sua base fundamental. Também temos um momento de encenação de uma visita técnica, para que eles compreendam, na prática, como será o atendimento aos produtores rurais”, explicou.

O Programa Saúde no Campo é uma iniciativa nacional que oferece atendimento e ações de prevenção em saúde de forma gratuita a produtores rurais da ATeG e seus familiares. O programa busca superar as barreiras de acesso à saúde no meio rural, disponibilizando serviços como testes rápidos, teleconsultas, educação em bem-estar, com foco no diagnóstico precoce e na promoção da qualidade de vida, por meio da atuação de técnicos de saúde e do uso da tecnologia.

A previsão é que, a partir do mês de março, os produtores rurais atendidos pela ATeG do Senar Roraima passem a receber os atendimentos do Programa Saúde no Campo em todo o estado.

Fernanda Marins

Veja também

Topo