Os agricultores do polo produtivo Itã, em Caracaraí, contam agora com um novo maquinário agrícola, composto por trator, grades aradora e niveladora, bem como carreta basculante. O repasse desses itens pelo Governo do Estado ocorreu neste sábado, 9, na vila Carolina do Norte.
Os equipamentos agrícolas foram repassados à Apitrã (Associação dos Produtores Rurais do Itã), que administrará o uso comunitário. A presidente da organização, Jerusa Freitas, pontuou que esses itens serão importantes para a colheita e para o plantio.
“Antes a gente não tinha esse equipamento aqui e agora, graças ao Governo, temos isso. Então só tenho a agradecer, junto com a associação”, disse Jerusa que, assim como outros produtores rurais de Roraima, tem se beneficiado com a entrega de maquinários agrícolas.
Os itens foram adquiridos com recursos próprios do Governo de Roraima, por meio do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), com investimento de R$ 365.014,28.
Durante a visita ao Itã, foram entregues ainda sete kits de casas de farinha para a comunidade, também adquiridos pela gestão com recursos próprios.
Kits de pesca
A classe de pescadores também foi atendida com a entrega de 15 kits de pesca. O kit é composto por um barco de alumínio, dois isopores, uma rede de pesca e um motor rabeta.
Um dos beneficiados com a entrega é o pescador Carlos Alberto, de 57 anos. Segundo ele, os benefícios destinados pelo Governo de Roraima são inéditos para o município e para a classe pesqueira que atua no Rio Branco e afluentes.
“Há 23 anos trabalhando com a pesca em Caracaraí, jamais presenciei uma ação tão favorável para os profissionais desta região. Temos agora um enorme incentivo para colocarmos mais alimentos na nossa casa e também comercializamos o excedente”, afirmou.
Os equipamentos foram adquiridos com recursos oriundos de emenda parlamentar do senador Mecias de Jesus. O valor do investimento nos 15 kits de pesca é de R$ 110.532 00. A entrega ocorreu na sede de Caracaraí, durante a inauguração da nova rampa de acesso para embarcações pequenas do município.
Balanço geral
O governador Antonio Denarium fez um balanço geral sobre as duas entregas realizadas neste sábado e pontuou que essa é só uma das ações de fomento da agricultura familiar em todo o Estado, executadas quase que diariamente pela gestão, por meio das instituições e secretarias do eixo de desenvolvimento.
“Estamos realizando o maior projeto de agricultura familiar e indígena de Roraima. São 3 mil hectares plantados. Somente no município de Caracaraí, temos 132 hectares plantados de milho, feijão e mandioca. Isso é acreditar na força do homem do campo para trazer uma grande variedade de alimentação para a mesa do roraimense”, ressaltou Denarium sobre a entrega de trator e implementos agrícolas.
Sobre o trabalho de fomento da atividade pesqueira no Estado, em especial em Caracaraí, o governador reforçou que a atual gestão já entregou 45 kits de pesca completos para capacitar e melhorar o volume de trabalho e renda dos pescadores locais.
“Este ano, também já entregamos 67 barcos no Baixo Rio Branco, totalizando 112 canoas, dentre os 400 barcos que o Governo do Estado conquistou com emendas parlamentares”, complementou o governador.
O município de Caracaraí, localizado na região Sul de Roraima, possui solos férteis que favorecem a citricultura, além do plantio de milho verde, mandioca, macaxeira, batata-doce e soja.
A tendência da produção de boi gordo em fazendas de cria é outro atrativo importante na região, sobretudo, amparada por uma malha fluvial onde atracam diversos produtos no porto comercial local com destino aos demais municípios do Estado.
Ayan Ariel e Michel Sales