Carnaval: Exposição de figurinos marca início da programação do Garden Folia

Roupas e adereços usados por escolas de dança e teatro ficarão até o fim de fevereiro na entrada principal do Roraima Garden Shopping. – Fotos: Ascom/GRS

O Roraima Garden Shopping, situado na zona Leste de Boa Vista, iniciará neste sábado, 4, a partir das 18h, na entrada principal ao “Garden Folia”, com exposição de figurinos de dança e teatro usados em apresentações culturais. A mostra permanecerá até o dia 28 e é gratuita a população.

Participarão da exposição figurinos da JM Jazz – Centro de Arte, Escola de Ballet Aura, Escola de Ballet Cristina Rocha e CIA Maktub. A coordenadora de Marketing do Shopping, Mayara Queiroz, explica que o intuito é incentivar o clima carnavalesco e tornar mais visível as manifestações culturais de teatro.

A programação contará com outros momentos. “Teremos o Carnapet e o Bloquinho Infantil nas próximas semanas”, compartilhou Mayara.

História dos figurinos

A Escola de Ballet Aura deixará a disposição dois figurinos usados no espetáculo de fim de ano 2022 “Alice e suas Maravilhas – Como você nunca viu”. O primeiro representa a Alice, uma menina muito curiosa que, ao perseguir o coelho, cai em uma toca onde é transportada a um mundo mágico. A roupa contém recursos linguísticos e charadas matemáticas. O segundo remete a Rainha Branca, irmã da Rainha Vermelha. Chamada de Miranda, veste-se de branco e emana bondade, gentileza e amor.

Já a Escola Cristina Rocha será representada em dois modelos: Um tutu italiano ou prato usado no espetáculo O Lago dos Cisnes, apresentado em Roraima em 2021 e 2022. Um tutu, cuja pronuncia em francês é “tyty”, surgiu em 1820.

O segundo figuro será o Tutu Repolho, utilizado em Alice no País das Maravilhas, nas personagens gatinhas. Esta versão é mais utilizada por crianças. É também uma saia curta, de várias camadas de tule flocado.

A JM Jazz levará aos visitantes três histórias representativas em roupas. “O Rei do Show” conta a história do imaginativo P. T. Barnum criador de um hipnotizante espetáculo que se tornou uma sensação mundial. A mensagem do espetáculo está centrada na ideia de aceitação do próximo enquanto ser humano, inclusive por si mesmo como forma de dar destaque a questões sociais importantes à atualidade, como humanização e igualdade de direitos.

A segunda roupagem representa o espetáculo Frozen, com as irmãs Anna e Elsa de Arendelle. A mais jovem, princesa Anna, parte em jornada com Kristoff, sua leal rena de estimação e o incrível boneco de neve Olaf, em busca de sua irmã Elsa, cujos poderes transformaram sua cidade em um inverno eterno.

Por fim, as roupas de “O Rei Leão”, musical inspirado da Broadway baseado na animação dos estúdios Disney que conta a história do filhote de leão Simba, príncipe dos leões africanos e herdeiro do trono. Esse lindo espetáculo produzido e adaptado pela JM Jazz Studio de Dança, inteiramente protagonizado e dirigido por artistas locais, dividido em dois atos com a duração de 2 horas.

A Companhia Maktub mostrará o encanto de A Bela e a Fera. O vestido foi usado pela atriz Julianne Azevedo, intérprete de Bela, durante o espetáculo. O figurino foi confeccionado pela costureira Juliana Aguiere.

Outro figurino faz alusão a Fábrica de Brinquedos – POKET. Antena, é um ser de outro mundo e um dos personagens que integram a Fábrica de Brinquedos, um lugar mágico e que precisa da ajuda de duas crianças espertas, para salvar o Natal. O figurino do Antena, foi originalmente criado pela estilista Melissa Maia.

 

Veja também

Topo