Carnaval impulsiona o turismo e aquece a economia durante os dias de folia

Destinos turístico registram crescimento da demanda por hospedagem, transporte e gastronomia. – Foto: Ascom | Fecomércio-RR

O Carnaval é uma oportunidade para o comércio, principalmente para o Turismo. O período de festas registra aumento nos serviços de hospedagem em hotéis e pousadas. Muitas pessoas aproveitam a folga para sair das cidades em busca de contato com a natureza. Em Roraima, um dos destinos mais procurados é a Serra do Tepequém, no município de Amajarí.

Segundo estimativas feitas pela Fecomércio/RR, com base nos dados da Confederação Nacional do Comércio, o carnaval de 2026 em Roraima deverá movimentar R$ 18,8 milhões em receita de vendas, abrangendo tanto os gastos com as tradicionais festas, quanto as despesas com hospedagem, alimentação, transporte entre outros serviços do turismo. “Confirmando-se o resultado projetado, este será o maior faturamento em toda a série histórica, iniciada em 2013, apresentando o quinto aumento consecutivo, desde 2021, e tendo um incremento de 3,8% na comparação com o carnaval de 2025”, acrescenta o assessor econômico da Fecomércio, Fábio Martinez.

O Carnaval é considerado um calendário importante para o setor terciário, se consolidando como a terceira data mais movimentada para o comércio brasileiro. “Em Roraima, o setor do turismo deve faturar na alta temporada, período entre novembro de 2025 e fevereiro de 2026, cerca R$ 281 milhões. Um crescimento de 3,7% e registrando a quinta temporada consecutiva com o aumento no faturamento do turismo, apresentando o maior valor desde 2012/2013”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPD/RR, Ademir dos Santos.

Atualmente, o faturamento do turismo no Brasil já se encontra 13% acima do patamar registrado em fevereiro de 2020, antes da pandemia de Covid-19. Para o Carnaval de 2026, o setor de bares e restaurantes será o principal motor da economia no período de folia. Na sequência, destacam-se as empresas de transporte rodoviário e aéreo e os serviços de hospedagem em hotéis e pousadas. Juntos, esses três segmentos são responsáveis por mais de 74% de toda a receita gerada durante a festa popular.

Fluxo de turistas estrangeiros e dinâmica de preços

A projeção da CNC tem como um de seus principais pilares a chegada recorde de visitantes internacionais. Para fevereiro de 2026, estima-se a entrada de 1,42 milhão de turistas estrangeiros, um aumento de 4,0% em relação ao Carnaval de 2025. O cenário favorável é reflexo do desempenho observado ao longo de 2025, quando o país recebeu 9,3 milhões de visitantes de janeiro a outubro — um salto de 37,1% frente a 2024, liderado por viajantes da Argentina, Chile e Estados Unidos.

Iara Bednarczuk

Veja também

Topo