Casca-grossa roraimense Hallysson Marcelino brilha em Portugal e conquista medalha de bronze no Europeu de Jiu-Jitsu

Estreante como juvenil 1 e faixa azul de arte suave, atravessa o continente em busca de espaço no cenário mundial. – Fotos: CT Gold Team Portugal

Em sua primeira competição internacional como Juvenil 1 na Faixa Azul, o atleta competidor de jiu-jitsu, Hallysson Marcelino, de 15 anos, conquistou o 3º lugar no Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu IBJJF, que foi realizado, no Pavilhão Multiuso de Odivelas, em Lisboa, capital de Portugal. O Europeu é uma das principais competições do circuito mundial de Jiu-jitsu da IBJJF e reuniu mais de 7 mil atletas de diversas categorias.

O faixa azul Hallysson desembarcou em terras lusitanas em 20 de janeiro e passou a treinar para competição na Academia CT Gold Team Portugal, sob o comando do mestre Léo Costa, no Distrito Pontinha, em Lisboa. Após alcançar o pódio na capital portuguesa, Hallysson viajou para Manaus, onde iniciou a preparação visando disputar PAN de Jiu-jitsu da IBJJF 2026, que acontece nos dias 24 a 29 de março, em Fort Lauderdale, Flórida, nos Estados Unidos.

“Para mim tem sido uma experiência incrível treinar e lutar na Europa e nos Estados Unidos. Tenho aprendido muito e evoluído meu jiu-jitsu”, ressalta o jovem roraimense Hallysson.

Um dos maiores desafios para que o atleta siga competindo nas competições internacionais tem sido o custeio das viagens e da preparação. Para a temporada na Europa, por exemplo, Hallysson recebeu apoio da Prefeitura de Boa Vista, por meio da FETEC, além de contar com o apoio de patrocinadores, apoiadores, familiares e amigos, que tem ajudado nos custeios das despesas como hospedagem, alimentação e transporte nessas viagens internacionais.

“Gratidão à Prefeitura de Boa Vista, na pessoa do prefeito Arthur Henrique e do presidente da FETEC, Diego Silva. Muito obrigado por todo apoio recebido nessa viagem para Lisboa”, agradeceu Hallysson.

Inspirado pelo pai, João Marcelino, faixa preta de jiu-jitsu, Hallysson se dedica à arte suave desde os oito anos. A prática do jiu-jitsu logo se transformou em paixão e o jovem começou a competir. Desde então, Hallysson vem conquistando resultados importantes em nível nacional e internacional, como campeão Mundial World Pro, em Abu Dhabi 2021, Campeão Europeu IBJJF 2022, em Dublin, na Irlanda, Tricampeão Brasileiro da CBJJ (2022/2023/2024), Tetracampeão Sul Americano Crianças IBJJF (2022/2023/2024/2025).

Hallysson Marcelino realiza sua preparação técnica em duas academias, na Nabil Jiu-jitsu, sob o comando do mestre Nabil Aziz e Alex Nogueira e na Village Jiu-jitsu, sob o comando do faixa preta, Anderson Bola, em Manaus. Já a preparação física acontece no CT WL, sob o comando do professor de educação física, Willian Lima, também em Manaus. Embora a rotina de treinos seja muito intensa, ela não é encarada como sacrifício, segundo a pai do atleta, João Marcelino:

“O Hallysson é muito dedicado e concilia bem os treinamentos técnicos, físicos e mentais com as atividades escolares na escola Nilton Lins, sempre tirando boas notas”, frisou João Marcelino.

Pan nos EUA

O atleta Hallysson Marcelino, iniciou nesta semana a preparação para lutar no Campeonato PAN de Jiu-jitsu da IBJJF 2026, que será realizado, nos dias 24 a 29 de março, em Fort Lauderdale, Flórida, nos Estados Unidos.

“Estou treinando duro para chegar bem no PAN e conquistar mais um pódio e dessa vez ganhar a tão sonhada medalha de ouro do PAN. Quero agradecer ao Governo de Roraima, na pessoa do governador Antônio Denarium e da minha madrinha, secretária da Setrabes, Tânia Soares, por mais uma vez, concederem as passagens aéreas para os Estados Unidos”, agradeceu Hallysson Marcelino.

João Paulo Oliveira
Topo