O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima vai realizar, entre segunda-feira, 23, a sábado, 28, vistorias nos locais de reunião de público em Roraima. As vistorias das equipes da DPST (Diretoria de Prevenção e Serviços Técnicos) serão realizadas em alusão aos 10 anos do acidente na Boate Kiss, ocorrido em 27 de janeiro de 2013, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
A ação ocorrerá em todo o país sob coordenação do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. Em Roraima, a expectativa da diretoria é vistoriar mais de 40 locais de reunião de público em todo o Estado.
Ao todo, o CBMRR contará com duas equipes diárias realizando vistorias. As visitas aos locais de reunião de público serão realizadas entre os dias 23 e 27 no turno vespertino (14h às 18h) e nos dias 27 e 28 no turno noturno (18 às 22h).
“Contaremos com duas equipes diárias de vistoriantes percorrendo os locais de concentração de público. Para atingir o objetivo planejado pela nossa diretoria, contaremos com 20 Bombeiros Militares”, destacou a diretora de Prevenção e Serviços Técnicos do CBMRR, coronel Keissyanna Coelho.
A maioria dos estabelecimentos foi vistoriada em 2022 nas duas fases da Operação Boas Festas, operação realizada pelo CBMRR na preparação para as festas de fim de ano.
“Apesar das vistorias já terem sido realizadas em novembro e dezembro de 2022, retornaremos aos locais para verificar se os itens de prevenção contra incêndio e pânico continuam no local e em perfeito funcionamento”, completou a coronel.
Ainda durante o período de vistorias, as equipes do CBMRR irão fazer visitas às empresas de manipulação de gás em Roraima.
Operação Boas Festas 2022
Entre novembro e dezembro de 2022, a Diretoria de Prevenção e Serviços Técnicos do CBMRR realizou mais de 192 fiscalizações em locais de reunião de público (casas de festas, clubes, bares, restaurantes, pizzarias, etc) em Boa Vista e nos demais municípios de Roraima.
A Operação Boas Festas é realizada anualmente pelo CBMRR e ocorre em dois períodos. As primeiras visitas são realizadas em novembro e objetivam identificar as possíveis infrações e falhas nos sistemas preventivos dos estabelecimentos. Em Dezembro, as equipes retornam para verificar se todos os itens necessários para a prevenção de acidentes, apontados na primeira visita, foram corrigidos. No caso de falha nos sistemas preventivos, o estabelecimento é multado, podendo ser interditado pelos vistoriantes.
Boate Kiss
O incêndio na boate Kiss foi uma tragédia que vitimou 242 pessoas em Santa Maria (RS). Além das vítimas fatais, o incidente deixou 636 feridos. A tragédia ocorreu na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013, e foi provocada por uma série de ações humanas.
O acidente da boate Kiss é considerado a segunda maior tragédia no Brasil em número de vítimas em um incêndio e teve características semelhantes às do incêndio ocorrido na discoteca República Cromañón em 2004 na Argentina.
O ocorrido na boate Kiss é considerado como a quinta maior tragédia da história do Brasil, sendo a maior do Rio Grande do Sul e o terceiro maior desastre em casas noturnas no mundo.
Macksuel Lopes