Gestores, secretários escolares ou responsáveis pelas escolas têm até o dia 17 de março para concluir a segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica chamada de “Situação Aluno”.
É nesta etapa que as escolas informam dados sobre o ‘Movimento’ do aluno como transferências, abandono ou falecimento e sobre o ‘Rendimento’, ou seja, se ele foi aprovado ou reprovado durante o ano letivo.
Rosalete Saldanha, coordenadora do Censo Escolar na Seed (Secretaria de Educação e Desporto) informou que até o momento, a rede estadual de ensino concluiu 81,51% desta segunda etapa e fez um alerta para as escolas que ainda precisam encaminhar os dados.
“Pedimos que todos fiquem atentos para não deixar de registrar os dados das escolas e nem deixar para a última hora. Os dados devem ser inseridos no Sistema Educacenso, pelos responsáveis de cada escola”, alertou Rosalete.
Censo escolar
O Censo Escolar é realizado em todo o País pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e ocorre de forma simultânea e programada em todos os estados do país.
Por meio da coleta de dados, é possível obter informações individualizadas de cada estudante, professor, turma e escola do Brasil, de todas as redes, públicas (municipais, estaduais e federais) e privadas.
Também é com base no Censo Escolar que são definidas as políticas públicas educacionais e o repasse de recursos do Governo Federal para o fomento das ações na área da educação.
Além disso, o Censo Escolar juntamente com o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) compõem o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), um dos principais indicadores educacionais do país.
Mágida Azulay Khatab