Aprender a confeccionar um brinquedo a partir de materiais de baixo custo e até recicláveis, promovendo a interação entre pais e filhos com autismo é a finalidade da Oficina de Jogos Pedagógicos realizada pelo Centro de Apoio à Família (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR).
A psicóloga do Centro, Heloisa Helena Moreira da Silva, disse que a oficina de jogos pedagógicos, que faz parte dos encontros semanais do Teamarr, tem uma importância grande na vida dos pais e dos filhos.
“Eles aprendem a produzir brinquedos que propiciam estímulos para as crianças autistas, a partir de materiais simples, econômicos e recicláveis. Outro benefício é a integração entre pais e filhos e a troca de experiências entre os pais. É o momento em que eles se desligam dos problemas e das dificuldades, formam novos laços de amizade e ampliam seus conhecimentos para essa caminhada no desenvolvimento do seu filho autista”, disse Heloisa.
Para o diretor do Centro de Apoio à Família, Ednaldo Coelho, todas as atividades funcionam como projeto piloto, envolvendo a equipe multiprofissional e o público-alvo, sejam pais ou autistas.
“Neste mês de setembro paramos um pouco com os atendimentos e estamos trabalhando a formação pedagógica, para que os pais saibam ensinar os seus filhos. Temos também um trabalho com mais de 70 mães e um grupo com 20 autistas que frequentam as atividades. Nesta oficina os pais aprendem a transformar uma caixa de papelão, uma garrafa pet, e durante a brincadeira eles dão oportunidade de aprendizado para o filho”, ressaltou Coelho.
Essa é a segunda vez que a dona de casa Irani Vieira participa das atividades ofertadas pelo Centro de Apoio à Família. Ela faz uma avaliação positiva das ações realizadas.
“É uma atividade que nos relaxa como mãe porque nosso dia a dia não é fácil e precisamos desse apoio. É uma terapia importante para trabalhar em casa com a criança confeccionando material e ajudando no desenvolvimento dela. Ao aprender a confeccionar um brinquedo, estamos ajudando a despertar nos nossos filhos a criatividade e a atenção”, disse.
Teamarr
O Centro de Apoio à Família atende familiares de crianças com Transtorno do Espectro Autista e está localizado na rua Jaqueira, número 623, bairro Paraviana.
A instituição tem equipes multiprofissionais, formadas por psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos e neuropedagogos. O atendimento ocorre das 8h às 12h, e das 14h às 18h.
Marilena Freitas