Alunos do Centro de Convivência da Juventude, da Assembleia Legislativa de Roraima, foram homenageados nesta quarta-feira (21) pelas vitórias na 1ª Etapa do Circuito Estadual da Liga Roraimense de Judô 2022.
Kalinny Heloisa Guedes, Ytallo Ryan Callice e Victor Gabriel Fiuza ganharam o 1⁰ lugar na categoria “Festival”. Já Ana Vitória Paiva e Júlia Ketlen Maciel ficaram em 1⁰ e 2º lugares nas categorias “Pena” e “Master”, respectivamente.
Leila Mendes, superintendente de Programas Especiais, informou que o Centro de Convivência da Juventude tem trabalhado para fortalecer a prática de esportes entre crianças e adolescentes.
“Temos diversas modalidades, entre elas o judô, uma arte marcial que está sendo desenvolvida com muita excelência pelo Centro, e ainda temos vagas para quem queira participar das atividades. Estamos sempre à disposição para atender à população do Estado.”
O sensei e professor de judô Adriano Silva Azevedo, que também participou da disputa e ganhou o 2⁰ lugar na categoria “Absoluto”, disse que ele e os alunos foram pegos de surpresa ao serem chamados para o campeonato.
“Fomos convidados e ficamos surpresos. Só tivemos duas semanas para nos prepararmos e foi uma série de treinos intensos para aguentar no tatame. No campeonato, participaram os atletas mais experientes, e nós só temos seis meses de projeto, mas superamos as expectativas. Foram quatro medalhas de ouro e duas de prata”, destacou.
A medalhista de ouro Kalinny Heloisa Guedes, de 10 anos, contou o que sentiu no dia da luta e ao ser homenageada.
“Lá, eu me senti nervosa. Mas aqui, estou feliz. A competição foi legal e eu gostei. Nunca tinha competido antes. Eu escolhi o judô porque sempre foi o sonho da minha tia ser judoca e ter uma sobrinha atleta também. Daí, fui descobrir como era, fui gostando e ficando no esporte. Pratico desde o início”, disse a campeã.
Circuito de judô
O campeonato ocorreu no dia 10 de setembro na Universidade Federal de Roraima (UFRR) e reuniu 80 judocas, entre crianças, adolescentes e adultos.
Conforme o organizador da competição, João Victor Alecrim, o objetivo principal foi promover a integração e a confraternização entre os atletas, familiares e amigos.
“Desde o período pandêmico, estávamos sem ter nenhum evento presencial, apenas on-line, que não tinha esse calor entre as crianças e pais, todo mundo reunido. A gente consegue socializar as crianças, integrar pais e familiares. É uma coisa muito positiva e dá essa construção não só ao corpo, mas também à mente”, disse.
Centro de Convivência da Juventude
O Centro de Convivência da Juventude oferta gratuitamente aulas de judô, jiu-jitsu, capoeira, ginástica rítmica, futebol, zumba, K-pop e artes circenses para a população.
As aulas de judô são divididas em oito turmas, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e recebe crianças e adolescentes de 5 até 17 anos. Mais informações sobre as modalidades podem ser obtidas na sede da Superintendência de Programas Especiais, localizada na Avenida Ataíde Teive, nº 3510, bairro Buritis, ou pelo telefone (95) 99112-4247.
Suzanne Oliveira