O Governo de Roraima, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem- Estar Social), via CIAPD (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência), promoveu neste sábado, 17, a cerimônia de aniversário de 23 anos do Centro Estadual de Equoterapia Thiago Vidal Magalhães Pinheiro.
A cerimônia aconteceu em ritmo de festa junina com apresentações culturais, quadrilha do CIAPD, volteio e apresentação dos três tambores pelos praticantes do Centro.
Segundo a titular da Setrabes, Tânia Soares, a implantação da equoterapia foi muito importante para o Estado, pois é um método terapêutico que utiliza o cavalo por meio de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde e educação para as pessoas com deficiência.
“Em 2019 o Centro passou a ser administrado pela Setrabes e fazer parte das celebrações dos 23 anos da Equoterapia é um momento muito especial. É um trabalho realizado com apoio e ajuda dos parceiros para promover um atendimento de qualidade e garantir bem-estar aos praticantes e usuários do Centro. Só tenho de agradecer a todos os envolvidos nesse projeto”, afirmou a secretária.
O diretor Andrios Macêdo disse que, nesses 23 anos, o Centro de Equoterapia realiza um trabalho bastante importante para o desenvolvimento do praticante, da família e da sociedade.
“É um serviço gratuito que o Governo do Estado oferece para a população através da Setrabes, em parceria com a Saúde e a Educação, no tratamento terapêutico realizado com os cavalos para melhorar a coordenação motora, que possibilita uma vida melhor aos usuários”, opinou Andrios.
A fisioterapeuta Patrícia Ludmila destacou que o Centro foi um sonho que se transformou em realidade, e as pessoas tiveram suas vidas ressignificadas através da equoterapia.
“É muito emocionante ver de perto vidas sendo transformadas, saiu do âmbito pessoal para algo que se tornou uma dimensão muito grande. A equoterapia é muito importante, pois trabalha todo o processo educacional, de saúde, psicomotora e o psicossocial”, disse Patrícia.
A História do Centro
A prática da equoterapia no Estado de Roraima é uma realidade desde o ano 2000. Essa modalidade terapêutica foi implantada por meio de um trabalho em parceria entre a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e a PMRR (Polícia Militar de Roraima).
Com coragem e inovação, o projeto foi idealizado pela fisioterapeuta Patrícia Ludmila Barbosa de Melo, pela professora Dioneide de Almeida Lima Veras e pelo comandante geral da PMRR da época, coronel José Wilson da Silva, que organizaram o Curso Básico de Equoterapia para profissionais da educação especial e da Polícia Militar.
Em 2003, atendendo a uma demanda por ampliação e reestruturação, o Governo do Estado construiu e inaugurou as novas instalações do que hoje é o Centro Estadual de Equoterapia Thiago Vidal Magalhães Pinheiro, que foi criado oficialmente através do Decreto Estadual nº 5328-E, de 27 de maio de 2003.
Na época, foi nomeada a 1ª diretora da Equoterapia de Roraima, Patrícia Ludmila Barbosa de Melo, que já ocupava desde o início as funções de fisioterapeuta e coordenadora técnica.
Thiago Vidal Magalhães Pinheiro foi um aluno especial do Centro de Educação Especial, e o Centro de Equoterapia passou a ser chamado com esse nome a partir do decreto em 2003.
O Centro passou a ser administrado pela Setrabes em 2019, e em abril de 2023 os equinos passaram a ser patrimônio da Setrabes.
Ágata Lima