Em parceria com a Universidade Estadual de Roraima, o Centro de Referência Paralímpico de Roraima (UERR/CPB) está ampliando a oferta de modalidades esportivas ofertadas este ano. A novidade é a abertura de turmas de Natação exclusivas para crianças e adolescentes com TEA (Transtorno do Espectro Autista), com idade entre 10 e 17 anos. As vagas são limitadas e as aulas são gratuitas.
As inscrições serão feitas por telefone, por meio do número de WhatsApp 98120-2329. “As crianças e adolescentes serão encaminhados para uma prática experimental e lá a professora vai analisar as possibilidades de desenvolvimento desse aluno no esporte”, explica o coordenador do Centro, Vinícius Denardin, que é pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UERR.
As atividades serão ofertadas nos turnos da manhã e tarde, às quartas e sextas-feiras, no Círculo de Oficiais de Boa Vista (COB), localizado na avenida Capitão Ene Garcês, nº 1.452, bairro São Francisco. A inclusão da nova modalidade é fruto de uma parceria com o Programa TEAtivo do Ministério da Cidadania e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
“Estamos atendendo uma necessidade muito grande do Estado de Roraima que são os investimentos nas atividades esportivas voltadas aos alunos com Transtorno do Espectro Autista”, pontuou Denardin. Atualmente o UERR/CPB atende 60 pessoas com deficiência física, visual e intelectual nas modalidades Natação, Atletismo, Goalball, Parabadminton e Basquete em Cadeiras de Roda.