A Guarda Civil Municipal (CGM) completou 32 anos, no dia 8 de março. Uma cerimônia alusiva reuniu nesta sexta-feira,11, parte do grupamento da instituição, formada por 369 guardas efetivos.
Hoje, a Guarda Municipal é uma das mais bem preparadas e equipadas do Brasil, chegando aos 32 anos com sede, equipamentos e concretizando novas conquistas para a segurança.
“Essa cerimônia representa conquista. Estou há 12 anos nessa instituição e me sinto muito orgulhoso. Estamos montando uma galeria histórica da Guarda, para a população, desde 1990. Até maio estará pronta e assim a população vai conhecer melhor o que representa a instituição”, destacou o superintendente da Guarda Civil Municipal, Tiago Ribeiro.
Na solenidade, estava presente um dos pioneiros da Guarda, o inspetor-geral Ezequiel Ferreira, que desde 1990 se dedicada à segurança pública, completando a mesma data da instituição que escolheu como carreira.
“Nem prédio tínhamos quando iniciou a guarda, era na avenida Mário Homem de Melo, tudo muito improvisado, sem armas, sem tanta estrutura, mas a vontade de trabalhar para a população era maior. Hoje com 32 anos aqui, eu sinto orgulho por tantas conquistas e ainda tendo um prédio nosso e estrutura para continuar trabalhando”, destacou o inspetor.
Novidade
Durante o evento, o prefeito Arthur Henrique anunciou o planejamento de um novo concurso público para aumentar o efetivo e ajudar ainda mais na segurança da capital.
“Estamos com o plano de continuidade que é investir mais na segurança pública. Um novo concurso está em andamento. Nossa Guarda é respeitada pela população e precisamos atender ainda mais. Parte desse investimento também está em novas viaturas e armamentos”, disse o prefeito.
Sobre a Guarda
Em janeiro deste ano, a prefeitura empossou 35 novos guardas-civis municipais 3° classe, convocados do concurso de 2019, promovido na gestão anterior. Desde 2017 a guarda faz o patrulhamento armado com maior segurança, uma das grandes conquistas da instituição.
Em fevereiro deste ano promoveu treinamento de motociclistas para desenvolverem habilidades de forma mais rápida e ajudar no patrulhamento mais eficaz. Bairros mais distantes são atendidos de forma rápida, com motos de alta cilindrada e um efetivo com novas técnicas de abordagem.
Karina Mota