O senador Chico Rodrigues (PSB-RR), em pronunciamento no Plenário nesta segunda-feira, 6, criticou o aumento nos preços das passagens aéreas no Brasil, no período em que, segundo ele, o preço do combustível de aviação apresentou recuo. O parlamentar demonstrou preocupação com os impactos da elevação nos custos de viagem, principalmente na Região Norte do país.
“Nós, que já vivemos um apagão logístico devido à má qualidade de nossas estradas, que nos separa do resto do nosso país, agora nos deparamos com um aumento de 24% nas passagens aéreas. Isso, apesar de o preço do querosene de aviação ter recuado consideravelmente este ano. Segundo a Petrobras, o querosene já apresentou queda acumulada de 35% somente neste ano de 2023”, disse.
O senador destacou que o aumento nas passagens aéreas já acumula uma elevação de mais de 50% desde 2019. O parlamentar defendeu a necessidade de regulamentação e fiscalização adequadas por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Ele ainda comparou os serviços das empresas aéreas do Brasil com os de outros países e questionou se as companhias brasileiras estão aumentando os preços de forma coordenada.
“Verificamos no mundo inteiro que há empresas que têm concorrência, que oferecem pacotes que facilitam deslocamentos aéreos, num mundo em que a aviação se tornou um meio de transporte importantíssimo devido à velocidade e ao conforto, encurtando distâncias […] Mas, no caso do Brasil, ainda não encontramos uma equação em que a Agência Nacional de Aviação Civil [Anac], que é quem regulamenta esses preços, pudesse pôr um freio nessas empresas aéreas que oferecem transporte aéreo com preços impraticáveis”, concluiu.
Agência Senado