Cidadania e Direitos: Procon Itinerante atende em bairros de Boa Vista

Com serviços gratuitos, ação da Assembleia Legislativa aproxima a população de seus direitos como consumidores. – Fotos: Jader Souza | SupCom/ALERR

Com o objetivo de estar cada vez mais próximo da população e garantir o acesso à informação e aos direitos do consumidor, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) segue com o “Procon Itinerante”. Em uma van equipada, a equipe do Procon Assembleia percorre bairros de Boa Vista levando atendimento, orientações e recebendo reclamações da comunidade.

Nesta semana, o atendimento é realizado na avenida Ataíde Teive, esquina com a rua Belarmino Fernandes Magalhães, no bairro Asa Branca, até as 18h desta quinta-feira (25). No local, é possível esclarecer dúvidas, fazer denúncias e registrar queixas, tudo de forma gratuita e acessível.

Aldo Carvalho, diretor do Procon Assembleia, destaca a importância do atendimento itinerante para ampliar o acesso da população aos seus direitos.

Segundo o diretor do Procon Assembleia, Aldo Carvalho, o projeto é uma maneira eficiente de levar os serviços até quem mais precisa. “Quando vamos até os bairros, conseguimos conversar diretamente com consumidores e lojistas, tirar dúvidas e orientar. Nem todos conseguem ir até a nossa sede, por isso levamos o atendimento até eles”, explicou.

O atendimento realizado na van funciona como uma etapa prévia, com a coleta de informações e dados do consumidor. “A partir desse contato inicial, os casos são encaminhados para o atendimento completo na sede, se necessário. A ideia é facilitar o acesso e, em breve, levar também para o interior do estado. Mucajaí será o primeiro município visitado”, afirmou Carvalho.

Morador do bairro Asa Branca, o vigia Antônio Roberto de Sousa buscou ajuda do Procon para resolver pendência com o FGTS.

Morador do Asa Branca, o vigia Antônio Roberto de Sousa aproveitou a passagem do Procon Assembleia pelo bairro para buscar ajuda. “Tô com problema no FGTS da Caixa. Passei por aqui, vi a van e me orientaram. Pegaram meus dados e disseram que vão entrar em contato. Espero que o Procon possa me ajudar”, disse, confiante na solução do caso.

Presidido pela deputada Tayla Peres (Republicanos), o Procon Assembleia tem como missão proteger, orientar e defender os consumidores com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC). O órgão vem ampliando suas ações para alcançar cada vez mais roraimenses, dentro e fora da capital.

Equipe do Procon Assembleia realiza atendimentos gratuitos no bairro Asa Branca durante mais uma edição do Procon Itinerante.

Entre os serviços prestados estão atendimentos presenciais, conciliações entre consumidores e fornecedores, orientações em centros comerciais, distribuição de panfletos e capacitações para lojistas. Tudo isso com o intuito de garantir relações de consumo justas e equilibradas.

Além das ações itinerantes, o Procon Assembleia atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, em sua sede, localizada na avenida Ataíde Teive, nº 3510, bairro Buritis, e também na sala 306 do Fórum da Cidadania, no bairro Mecejana (antigo Palácio Latife Salomão).

A população pode entrar em contato com o Procon Assembleia pelo WhatsApp (95) 98401-9465 ou pelo site oficial

Bárbara Carvalho

Veja também

Topo