Cidadão Benemérito: Projeto aprovado na ALE-RR concederá honraria ao médico Alexandre Salomão

Proposição é de autoria do deputado Renato Silva. – Fotos: Alfredo Maia/Jader Souza

Na sessão ordinária desta terça-feira, 27, o plenário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou o projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 20/2020, que concede o título de cidadão benemérito ao médico infectologista Alexandre Salomão. A matéria é de autoria do deputado Renato Silva (Pros) e foi aprovada com 19 votos favoráveis.

A honraria foi validada pela Lei Estadual nº 61/1994 e é destinada a quem presta, ou tenha prestado, serviços relevantes ao Estado, contribuído nos campos científico, cultural, artístico e literário ou ter desenvolvido ações de relevante valor social.

“O Dr. Alexandre Salomão foi um dos médicos que atuou na pandemia no covid-19 e fez um grande trabalho ao salvar muitas vidas aqui em Roraima. Por isso, propus a entrega dessa honraria ao renomado infectologista do nosso estado”, declarou o autor Renato Silva, ao pedir pela aprovação do projeto.

O presidente da Casa Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), também ressaltou a relevância da proposição. “Manifesto o meu apoio a entrega desta comenda ao Dr. Alexandre Salomão, pois além do trabalho médico, o infectologista também foi secretário estadual adjunto de Saúde no período da pandemia e liderou toda uma equipe, com mobilização da classe médica e dos trabalhadores da saúde de forma geral. Então, acredito ser mais do que justo e legítimo o reconhecimento em vida do médico pelo excelente trabalho desenvolvido”, declarou.

Deputado Coronel Chagas

O parlamentar Coronel Chagas (PRTB) congratulou Silva pela criação do projeto. “Parabenizo o deputado Renato pela iniciativa e igualmente me somo aos meus pares pela aprovação do projeto. Dr. Alexandre é um grande profissional na área de saúde e foi importantíssimo na pandemia, sem contar o trabalho que ele já realiza em outras frentes e que contribuiu muito para a melhoria da Saúde em nosso Estado”, enfatizou.

“O Dr. Alexandre é um profissional conhecido aqui em Roraima, vem de uma família de médicos e teve uma grande relevância no período da pandemia. Então, nada mais justo do que o Legislativo estadual prestar essa singela homenagem às contribuições do renomado médico”, afirmou o deputado Chico Mozart (PP).

“Salomão é um colega que se esforça não só na área da infectologia, mas em todas as áreas da medicina. Enquanto médico, ele fazia o trabalho de secretário e ainda corria à noite e de madrugada para poder atender aqueles pacientes graves decorrentes da covid. A concessão da honraria é mais do que justa”, disse o parlamentar Dr. Claudio Cirurgião (União).

Deputado Marcos Jorge

O deputado Marcos Jorge (Republicanos) detalhou como o médico foi fundamental no combate da desinformação no período pandêmico. “Ele identificou que os corticoides ao invés de ajudar a reduzir a covid, aumentava a carga viral. Acompanhei centenas e centenas de pessoas que ele orientava, fazendo prescrição e cuidando dos cidadãos roraimenses. Certamente, o Dr. Salomão merece todas as nossas homenagens”, disse.

“Reforço a importância dessa singela homenagem ao Dr. Alexandre por todo empenho e dedicação feito ao longo de todos esses anos no nosso Estado, pois com a entrega dessa comenda, nós deixaremos simbolizado todo o trabalho exemplar que o referido médico tem realizado”, destacou a deputada Catarina Guerra (União).

Aurelina Medeiros (PP) concluiu ao ressaltar que o Parlamento estadual já concedeu outra honraria ao prestigiado médico. “O Dr. Alexandre recebeu aqui, por indicação nossa, a comenda ‘Orgulho de Roraima’ e, hoje, mais uma homenagem será concedida. Parabenizo o Dr. Alexandre pela sua vida e por todo trabalho realizado”, discursou.

Deputada Ângela Águida Portella

Orgulho de Roraima

Na mesma sessão, os parlamentares ratificaram também o PDL nº 09/2022, que concederá a comenda “Orgulho de Roraima” ao mestre em dança, bailarino e coreógrafo Márcio Antônio Pereira da Silva. De autoria do deputado Chico Mozart (PP), o texto teve aprovação simbólica no plenário da ALE-RR.

O homenageado nasceu em Brasília e chegou em Roraima em 1984 e fundou a Companhia de Dança Máster Class há 34 anos, tendo mais de 3500 alunos inscritos desde sua fundação. Ele possui formação de bailarino clássico na Escola Nacional de Arte e Dança de Brasília, curso de direção teatral, na Faculdade de Teatro Dulcina, bem como curso de formação de coreógrafo.

O PDL nº 31/2023, de autoria da deputada Ângela Águida Portella (PP), também foi aprovado simbolicamente e concederá a honraria aos alunos, professor e gestora da Escola Anjo da Guarda pelo desenvolvimento do projeto “Conservante Natural de Carnes a base do líquido extraído da Manihot Esculenta (macaxeira)”.

Do quinto ano do ensino fundamental, os homenageados são Heitor Carvalho, Alice Filgueiras, Maria Luisa Sales e Sarah Maria Campelo de Oliveira, além da gestora da escola Cidalia Maria da Silva Carramilo e do professor Franco Junior Marval Javier.

O projeto constatou que o sumo cozido extraído da macaxeira (tucupi negro) garante a durabilidade das carnes adicionadas, o que comprova que a substância serve como conservante natural.

“Nós precisamos valorizar não só as ações das escolas e das famílias que estão apoiando, mas sobretudo das crianças que foram buscar com bastante seriedade e compromisso essa forma inovadora de conservação da carne. Eles foram a vários estados brasileiros e em todos eles receberam premiação. Por isso, considero relevante a concessão da homenagem”, defendeu o projeto a deputada Angela Águida.

A honraria “Orgulho de Roraima” é instituída pela Resolução Legislativa nº 10/2009 para homenagear pessoas físicas ou jurídicas que atuaram no Estado ou no ex-Território Federal de Roraima e se tornaram símbolos de referência para a população

Anderson Caldas

 

Veja também

Topo