
Criado para aproximar o Legislativo da população, o programa “Fiscaliza”, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), tem trabalhado de maneira estratégica para atender às demandas sociais. A iniciativa recebe denúncias, visita comunidades e acompanha soluções em áreas como infraestrutura, saneamento, saúde, meio ambiente e serviços públicos, fortalecendo o diálogo entre cidadãos e poder público.
Nesta quarta-feira, 3, uma equipe esteve na rua Leão, no bairro Cidade Satélite, para apurar um vazamento constante de esgoto. A situação ocorre em frente à casa de Maria Rita Pereira, moradora do local há dois anos.

Segundo relatos, o problema é crônico e se arrasta há, pelo menos, 10 anos, desde a inauguração de um conjunto de apartamentos vizinho. Embora a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAER) realize desentupimentos, o esgoto retorna em poucos dias, deixando a via coberta por água poluente e mau cheiro.
“O mau cheiro se torna insuportável ao meio-dia e no final da tarde, quando os vizinhos retornam para casa. Cheiro horrível, inseto, praga de lesma. Nada fica limpo. O carro passa e leva o mau cheiro para dentro de casa, nos pneus. Não conseguimos almoçar por conta do odor, com criança pequena. Eu soube do Fiscaliza pela TV Assembleia e pelo rádio, busquei ajuda porque já não sabíamos mais a quem recorrer”, relatou a moradora.
De acordo com a diretora do programa, Patrícia Amorim, “a denúncia já está registrada e nossa equipe vem até o local fotografar. Vamos elaborar um relatório detalhado, encaminhar ao órgão responsável e acompanhar cada etapa até que a solução definitiva seja entregue à comunidade”.

O que é o Programa Fiscaliza?
O programa Fiscalizaé um canal direto entre o cidadão e a Assembleia Legislativa de Roraima para denúncias relacionadas a falhas na prestação de serviços públicos. As ações do programa atuam em áreas como saúde, educação, infraestrutura, transporte e segurança, com o objetivo de promover a fiscalização e cobrar soluções de órgãos públicos municipais, estaduais e federais.
O cidadão que deseja registrar reclamação, denúncia ou sugestão ao Fiscaliza, deve procurar atendimento na sede da Superintendência de Programas Especiais, localizada na Avenida Ataíde Teive, nº 3.510, bairro Buritis, de segunda a sexta-feira, de 08h às 18h. O atendimento também pode ocorrer por meio do WhatsApp, no número (95) 98402-1735.

Acompanhe as ações do Legislativo
Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.
Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.
Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.
