Após uma longa espera de mais cinco anos, as cirurgias bariátricas no Estado de Roraima foram retomadas nesta semana, sendo o primeiro procedimento realizado na última segunda-feira, dia 12. A ação foi possível graças aos recursos destinados pelo deputado federal Haroldo Cathedral (PSD), em Brasília. O parlamentar garantiu R$3,6 milhões por meio de indicação de emenda individual no orçamento federal deste ano para o atendimento dos pacientes que solicitaram a cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Com o dinheiro foram adquiridos aparelhos modernos para realizar as cirurgias, insumos, medicamentos e móveis apropriados para os pacientes e acompanhantes. Todo o material foi entregue ao Hospital Geral de Roraima (HGR), que é o único em todo o estado que é especializado para realizar o atendimento às bariátricas pelo SUS.
“Esse recurso da minha emenda foi liberado para a Secretaria Estadual de Saúde em junho deste ano. Fico muito satisfeito em saber que já está sendo possível realizar o sonho de muitas pessoas que há anos aguardavam por esse momento. A qualidade de vida desses cidadãos, que serão submetidos à cirurgia em breve, dará um salto muito importante. Espero que muitas pessoas sejam beneficiadas logo”, comemorou o autor do recurso.
Nas redes sociais, o coordenador do serviço de cirurgias bariátricas do HGR, Gláucio Carneiro, informou que a primeira cirurgia bariátrica do estado foi realizada por meio de videolaparoscopia, um procedimento moderno e eficiente. “Muita gente que não teria condições de buscar tratamento para obesidade fora do SUS, está recebendo um tratamento digno e terão suas vidas transformadas se Deus quiser”, escreveu.
Primeiro paciente a se submeter à cirurgia, o professor Helder Barros, de 53 anos, conta que aguardava pelo atendimento desde 2017 e que foram 40 dias de preparação desde que recebeu a notícia de que seria atendido. Ele já recebeu alta e segue os cuidados em casa.
Para quem aguarda seu momento, o professor aconselha: “Primeiro é preciso confiar em Deus que sua hora vai chegar e a segunda coisa é confiar no médico, pois ele é preparado e responsável. Faça tudo que for recomendado, perca o peso, faça tudo de maneira agradável para você que seu dia e hora vai chegar, você vai ser operada com muita responsabilidade”, concluiu.