Em plenária extraordinária realizada na manhã desta quarta-feira, 30, na Casa da Mulher Brasileira (CMB),o colegiado pleno do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima (CEDCAR), aprovou o Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente 2022/2032.
Para a presidenta do Cedcar, Maria Cruz, esse ato representa um marco importantíssimo e histórico, nestes 32 anos de luta pela implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
“Este plano estadual é um documento político institucional. Realizamos reuniões setoriais das Comissões, audiência pública e oficinas. O debate ocorreu com a contribuição de todos”, disse ela.
O coordenador Geral do Plano Decenal conselheiro Paulo Thadeu das Neves, representante do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Roraima (Sinjoper) no conselho, disse que a construção do plano não é de agora. “Foram décadas de debates, construções e alinhamentos. O empenho da sociedade civil, agências, técnicos da rede, cmdcas, CTS, prefeituras, Fórum DCA, e do governo do estado foram primordiais. Todos se uniram para a realização de um grande sonho: a criança e o adolescente de Roraima enfim, depois de 32 anos tem o seu plano de direitos humanos” , destacou.
O próximo passo agora é seguir os trâmites administrativos para sua publicação e implementação.
“O nosso plano de ação, coração do plano,traz todo o mapeamento da nossa realidade, com planejamento das políticas públicas mediante a formulação de ações específicas voltadas a efetivação dos direitos humanos da criança e do adolescente para os próximos dez anos” disse Thadeu.