Colégio Estadual Militarizado Maria dos Prazeres Mota lança curta-metragem e livro sobre lendas

“Arara Encantada e o Boto Roraimense” é uma produção literária que foi desenvolvida durante as aulas de Língua Portuguesa pelos alunos. – Fotos: Ascom/Seed

Baseado em algumas figuras do folclore e das lendas regionais, estudantes do Colégio Estadual Militarizado (CEM) Maria dos Prazeres Mota criaram novos personagens e elaboraram um livro e um curta-metragem que serão lançados, na segunda-feira, 27, às 17h, no auditório da Faculdade Estácio.

“Arara Encantada e o Boto Roraimense” é uma produção literária que foi desenvolvida durante as aulas de Língua Portuguesa ministradas pela professora Lucilane Almeida. Ela conta que a ideia surgiu quando estudavam textos narrativos sobre lendas folclóricas, regionais e urbanas.

“Quando estávamos estudando as lendas regionais, observamos que a Região Norte possui várias lendas e surgiu a ideia de criarmos uma lenda regional. Buscamos dois locais da nossa cidade para ser o cenário e, nestes ambientes, desenvolvemos as lendas e criamos os personagens”, explicou Lucilane.

Um dos locais foi o Bosque dos Papagaios, que inspirou a lenda da Arara Encantada e o outro local foi o mirante do Rio Branco, inspiração para a lenda do Boto Roraimense. O trabalho foi desenvolvido com duas turmas da 3ª série do Ensino Médio. Depois da produção textual, surgiu a ideia da produção de um curta-metragem.

“Na produção dos materiais, trabalhamos conteúdos da língua portuguesa, história e também a criatividade e autonomia dos estudantes, e consegui envolver todos eles no projeto, que era um dos meus objetivos”, finalizou a professora.

Mágida Azulay Khatab

 

 

Veja também

Topo