Colo de Mãe: Governo realiza entrega de leite para mais de 1.300 beneficiárias

Nesta primeira distribuição, serão entregues quatro latas de leite mensais por criança acompanhada.  – Fotos: Neto Figueredo

Neste sábado, 16, a Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), em parceria com a SEEDHS (Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Humano e Social), realizou a primeira entrega de leite para mais de 1.300 beneficiárias do Projeto Colo de Mãe.

O benefício é destinado às crianças de 6 a 36 meses, pertencentes a famílias que se encontram em situação de pobreza ou baixa renda.

As entregas ocorreram no CIAPD (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência), no período da manhã e à tarde, atendendo por ordem alfabética crianças de 6 a 11 meses e de 12 a 36 meses.

Nesta primeira distribuição, serão entregues quatro latas de leite mensais por criança acompanhada. Até dezembro, o programa beneficiará 1.700 crianças com o complemento lácteo.

Além de promover a melhora na nutrição dos pequenos, a entrega de leite também surge como um alívio financeiro para as famílias em vulnerabilidade social, conforme constatou a beneficiária Andrhya Helena. Ela tem um filho de 1 ano de idade que já consome o leite, e o benefício gerou alívio para a mãe.

“É muito importante essa entrega de leite, porque muitas mães, às vezes, têm que se sacrificar para comprar o leite do seu filho e, hoje, o projeto me ajuda muito em tudo”, afirma a dona de casa.

Para a titular da Setrabes, Tânia Soares, a ação atende a uma necessidade das famílias que é garantir que as crianças tenham um alimento.

“Esse é um momento muito importante e especial para as mães, muitas não tinham acesso ao complemento lácteo. O Colo de Mãe é um projeto estadual da Primeira Infância que é prioridade no nosso governo, garantindo que as crianças tenham acesso ao complemento lácteo, que é um dos benefícios já garantidos pela Assistência Social”, declarou a secretária.

A beneficiária Ana Beatriz disse que está muito feliz em receber o leite, pois o programa irá garantir a alimentação do seu filho até os 3 anos de idade.

“Me ajudou muito, no momento que eu estava sem dinheiro, sem nada, conheci o programa Colo de Mãe. Durante a minha gravidez, consegui o kit enxoval do meu bebê e agora estou aqui recebendo o leite, pois o meu filho está precisando muito, só tenho a agradecer a todos”, disse Ana.

O governador Antonio Denarium ressaltou que o Colo de Mãe é fundamental para cuidar das crianças e das mães, durante o desenvolvimento do bebê.

“O Colo de Mãe, além de atender a mãe durante o pré-natal, realiza também a entrega de enxovais fornecendo tudo que o bebê precisa após o seu nascimento. Agora, as mães irão receber, mensalmente, leite para as crianças a partir de 6 meses de idade até completar os 2 anos, 11 meses e 29 dias. Dessa forma, teremos crianças mais saudáveis e um futuro melhor na primeira infância”, afirmou o governador.

Colo de mãe

Programa do Governo de Roraima destinado à Primeira Infância, sob coordenação da Setrabes, tem como principais objetivos assegurar proteção social, saúde, garantir registro civil e segurança alimentar às famílias em condições de vulnerabilidade e baixa renda.

As famílias beneficiadas são assistidas com visitas domiciliares para acompanhamento da gestante e do bebê, bem como rodas de conversas e palestras mensais.

A inserção no projeto é por meio da mãe ainda gestante. As mães aprovadas recebem enxovais, acompanhamento na maternidade e o direito ao registro de nascimento do bebê com CPF.

A partir de seis meses de vida, a criança passa a receber o complemento lácteo (leite) no período que vai até os 36 meses de idade.

Ágata Lima

 

Veja também

Topo