A Comarca de Mucajaí do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) está realizando durante a semana, dos dias 04 a 07 de outubro, um mutirão de sessões do Tribunal do Júri. Na primeira sessão do mutirão, a comarca de Mucajaí utilizou as instalações do Posto Avançado do programa Justiça Cidadã de Iracema para oitiva de testemunha através do sistema de videoconferência, posto este inaugurado pela atual administração, com objetivo de levar justiça e cidadania a toda a população de Roraima.
O Tribunal do Júri é um mecanismo de exercício da cidadania em que a sociedade participa ativamente na decisão de julgamentos proferidos pelo Poder Judiciário.
A juíza titular da Comarca, Patrícia Oliveira dos Reis, avalia que os julgamentos revelam a resposta da comunidade aos crimes dolosos, o que interfere diretamente no resultado final do processo.
Destaca ainda que a Comarca de Mucajaí fomenta a redução do acervo de processos de crimes dolosos contra a vida aptos à sessão de julgamento.
“Com o sucesso do mutirão de Júris realizados na comarca de Mucajaí nos períodos de 03 a 12 de novembro de 2021 e 14 a 18 de fevereiro de 2022, está sendo realizado durante o corrente mês o terceiro mutirão, com finalidade de apresentar uma resposta para a sociedade diante do cometimento de crimes que atingem o bem jurídico maior, ou seja, a vida humana”, explicou.
Após a realização do terceiro Mutirão, iniciado nesta terça-feira (04), sua quarta edição está prevista para fevereiro de 2023.