Com o objetivo de combater a violência familiar doméstica e o feminicídio, o Governo do Estado, por meio de atuação integrada entre as forças de Segurança, deflagra, na próxima semana, a Operação Shamar.
As atividades começam na segunda-feira, 21, seguem até 15 de setembro e acontecem, de forma simultânea, em todos os estados da Federação.
Ações preventivas, ostensivas, educativas e repressivas serão realizadas de forma integrada entre as Polícias Civil, Militar, Penal, Corpo de Bombeiros e demais instituições parceiras, durante o período, com vistas a diminuir os índices de violência contra a mulher.
O trabalho será coordenado pela Sesp (Secretaria de Segurança Pública), seguindo as diretrizes desenvolvidas pela Diop/Senasp (Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública), vinculada ao MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).
Realizada no mês de conscientização sobre o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, a Operação Shamar abrange todos os municípios, capital e interior. É um esforço do Governo de Roraima a fim de otimizar o empenho de recursos e aumentar a capacidade de resposta às demandas por segurança.
Canais de denúncia
A população pode contribuir com o trabalho das forças de Segurança. Em caso de suspeita ou violação dos direitos da mulher, procurar uma delegacia de polícia especializada ou ligar para os telefones disponíveis pode salvar vidas.
A Central de Atendimentos à Mulher, do Ministério das Mulheres, por meio do 180 e 181, realiza escuta qualificada e de forma gratuita, 24 horas por dia, todos os dias da semana. As denúncias podem ser feitas ainda por meio do 190, da Polícia Militar, tanto pelas mulheres, vítimas da violência, quanto por testemunhas.
Salete Giacomet