Comitiva da Suframa visita estrutura de desenvolvimento de pesquisas do IFRR

As informações captadas na visita servirão de base para apresentação de projetos que possam ser de interesse de investidores da Amazônia. – Foto: Ascom/Suframa

Como parte da programação da 1ª Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento em Roraima, realizada em Boa Vista, uma comitiva da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) visitou vários polos de pesquisas científicas e tecnológicas na Capital, entre eles o CBV (Campus Boa Vista) do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima), que é um dos credenciados, junto com o CNP (Campus Novo Paraíso) e o CAM (Campus Amajari), no Capda (Comitê de Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia) para receber apoio e firmar parcerias.

No CBV, a comitiva pôde verificar in loco o funcionamento dos laboratórios de eletrônica, robótica e análises clínicas, e o do Energif (Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética nas Instituições Federais de Educação). O objetivo da ação foi captar informações sobre projetos que possam ser de interesse de investidores de Manaus, no Amazonas, ou de outras localidades da Amazônia Ocidental e do Amapá.

O superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação da Suframa, Waldenir Vieira, que conduziu a comitiva, avaliou que a visita foi produtiva diante do que pôde ser verificado no desenvolvimento dos projetos, usando a estrutura disponível no campus.

“A visita foi muito boa, nos surpreendeu muito, pois pudemos verificar o empenho envolvido nos projetos. É possível ver que muito é feito com pouco e que grandes resultados já estão sendo obtidos pelas equipes de estudantes que estão trabalhando nas iniciativas. Acredito no grande potencial de desenvolvimento de tecnologia pelo IFRR para melhorar a qualidade de vida da população local, e a Suframa está disponível para isso, para fomentar a pesquisa junto aos institutos”, disse.

Durante a visita, a comitiva pôde orientar também profissionais de pesquisa do instituto e pessoas à frente de coordenações sobre editais e recursos disponíveis, além de mostrar como proceder para ter acesso.

A diretora da Agif (Agência de Inovação) do IFRR, Karla Santana, também avaliou o resultado da articulação feita para a realização da visita como positivo e com perspectivas de viabilização de novas ações de incentivo à pesquisa e inovação no instituto.

“Pudemos mostrar para as pessoas que estavam aqui representando a Suframa todo o trabalho que estamos desenvolvendo, ainda sem tanto recursos de instituições de fomento, e comprovar o potencial real que temos de apresentar resultados tecnológicos. A partir disso, despertar o interesse dessas pessoas para nossas ações e consolidar a rede de contatos necessária para isso, além de receber as orientações necessárias para concretizar a participação em importantes editais. As perspectivas, então, são as melhores para que a avaliação feita a partir dessa visita seja o caminho para possíveis novas parcerias e apoios”, comentou Karla.

A reitora do IFRR, professor Nilra Jane Filgueiras, que recomendou a promoção de ações estratégicas das equipes do instituto com a realização da 1ª Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento em Roraima e a oportunidade da presença da comitiva da Suframa na Capital, destacou a necessidade de aproveitar esses momentos para buscar cada vez mais cooperações institucionais para o desenvolvimento das atividades da instituição.

“Considero muito importante que nossas equipes estratégicas estejam atentas a esses momentos tão importantes para nosso estado, como foi a Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento, para dar mais visibilidade ao que pesquisadores e pesquisadoras do IFRR vêm fazendo, além de estudantes, e, a partir daí, conseguir mais apoio para esse trabalho, visando entregar sempre o que for de melhor para nossa sociedade. Agora a gestão da Suframa já conhece parte da nossa estrutura. Temos ainda mais base para dar os próximos passos em busca de fomento para o desenvolvimento do estado”, declarou a reitora.

 

Veja também

Topo