O Governo de Roraima está recebendo nesta semana uma comitiva com políticos e autoridades do Amapá, liderada pelo vice-governador do Estado, Antônio Teles Júnior, para trocar experiências e discutir sobre a legislação ambiental e de recursos hídricos, bem como o licenciamento ambiental de empreendimentos produtivos.
Para dar continuidade à agenda, na tarde de terça-feira, 28, o secretário de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, Márcio Grangeiro, acompanhou a comitiva até a cidade de Lethem, na Guiana. Na ocasião, foi apresentado ao grupo um pouco do comércio entre o país vizinho e o Brasil.
O titular da Seadi pontuou que esse é mais um estreitamento de laços que o governo estadual vem promovendo com outros Estados brasileiros, como forma de desenvolver não só o Roraima, mas a Região Norte como um todo.
“Roraima e Amapá nasceram juntos e têm peculiaridades em comum. Eles lutam pelo desenvolvimento regional, que perpassa por essa articulação interestadual. Receber o vice-governador do Amapá é uma grande satisfação para o estado e isso demonstra a credibilidade do trabalho do estado de Roraima junto aos nossos vizinhos”, reforçou.
O vice-governador do Amapá, Antonio Teles Júnior, que está à frente da comitiva, ressaltou que uma das grandes vantagens que Roraima possui é a possibilidade do transbordo de grãos por meio da fronteira Brasil-Guiana, como observado in loco. Na avaliação de Teles Júnior, isso traz um ganho em competitividade muito grande.
“Os problemas fronteiriços do Amapá e de Roraima são muito parecidos. Por conta disso, a gente precisa ter um diálogo mais profundo de como tratar esses problemas. A Amazônia é um país dentro do Brasil, com suas particularidades, o que aponta que é necessário ter uma política coordenada de ocupação do espaço entre os estados brasileiros da Amazônia”, frisou o representante do Amapá.
Troca de experiências
O Amapá busca modernizar a legislação ambiental vigente no Estado. Para isso, uma comitiva chegou a Roraima com o objetivo de conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo Governo de Roraima no que tange a legislação ambiental e o licenciamento de empreendimentos no Estado.
Como parte do cronograma de viagem, o governador Antonio Denarium realizou, na sala de reuniões do Palácio Senador Hélio Campos, uma audiência pública onde foi conversado, para além do motivo principal da viagem, outros assuntos, como a segurança jurídica e fundiária.
“Esse trabalho que foi desenvolvido ao longo do primeiro mandato continua em Roraima. O Amapá é nosso Estado irmão e que, assim como a gente, precisa se desenvolver. E toda vez que um Estado da Região Norte se fortalece, Roraima também vai se fortalecer. Por isso ficamos muito felizes pelos nossos resultados serem referência na economia e queremos aproveitar a oportunidade para repassar nossa experiência e também aprender um pouco de outros temas”, disse o governador Antonio Denarium sobre o encontro entre os Estados.
Ayan Ariel