O mercado de carros elétricos vem crescendo no Brasil, mas você sabe como funciona o seguro auto para este tipo de veículo? Falaremos um pouco mais sobre este assunto neste texto.
O tamanho do número de carros elétricos no Brasil é três vezes maior do que nos últimos anos. De acordo com dados de um levantamento feito pela NeoCharge, o país já tem mais de 120 mil carros elétricos, sendo Toyota Corolla e Corolla Cross as campeãs na categoria. Na terceira e quarta posição encontramos a Volvo e a Land Rover.
Por terem alguns detalhes diferenciados, muitas pessoas ficam com dúvida se o seguro auto para veículos elétricos é igual aos carros convencionais. A resposta é que não existe diferenciação e as vantagens são as mesmas apresentadas para os dois modelos.
Como funciona o serviço de seguro auto para um veículo elétrico
Não existe uma diferença quando olharmos para os benefícios descritos na apólice, principalmente, quando olhamos para os planos básicos. Porém, os valores poderão ser bem diferentes quando compramos as apólices de carros convencionais.
Mesmo tendo a chance de contratar seguros iguais, com o aumento da circulação de carros elétricos, estão surgindo serviços opcionais que podem atender a necessidade do cliente de forma específica. Aí, neste caso, podemos dizer que existe uma diferença.
Portanto, para saber mais detalhes é importante fazer uma cotação, que pode ser de seguros on-line (aproveitando a praticidade de não sair de casa), ou indo em um corretor de confiança – caso tenha um – , focada no carro elétrico.
Não existe nada específico que faça com que o seguro auto para carros elétricos seja maior do que os convencionais. Porém, como são modelos que custam mais caro, podemos ver uma diferença no valor dos seguros, já que eles são baseados na Tabela Fipe.
Aqui, estamos falando de seguros tanto para carros quanto para motos elétricas. Veja um pouco sobre cada um:
1. Carros elétricos
Como já citamos, a cobertura básica não tem muita diferença, mas os segurados podem encontrar alguns itens diferenciados na sua apólice, causando um pagamento maior pelo serviço. Importante também levar em conta que, como o carro elétrico custa mais, consequentemente, o valor do seguro será maior. Outro fator que pode interferir no preço é o perfil do condutor.
2. Motos elétricas
Quando olhamos para as motos elétricas, também teremos opções de seguros, porém, ainda é um pouco mais difícil de encontrar. A tendência é que este tipo de produto vá aumentando a sua oferta.
As principais coberturas que fazem parte da apólice, estão:
● Assistência 24 horas que tem à disposição um carregador de bateria preparada para dar atendimento a todos os modelos deste veículo;
● Opção de contratação de uma cobertura adicional para os cabos de carregamento utilizados no carro;
● Algumas seguradoras têm a sugestão de seguro residencial para casas e prédios, trazendo uma proteção de carregadores de carros elétricos.
Vale a pena contratar o seguro para veículos elétricos?
Considerando o possível gasto que você terá com o carro se sofrer uma colisão ou ter seu veículo roubado, podemos concluir que sim, vale a pena contratar o seguro auto.
Além de ter esse socorro financeiro, as seguradoras oferecem todo suporte necessário no momento de abalo emocional, já que, normalmente, o condutor passa por muito estresse ao sofrer algum sinistro. Ou seja, o motorista vai contar com profissionais especializados na hora que precisar lidar com socorro mecânico e burocrático.
Mas, é importante considerar qual a empresa que será contratada. Afinal, existem muitas seguradoras no mercado e é importante evitar cair em golpes com empresas que não prestam bom atendimento.
Para isso, é preciso fazer uma pesquisa, considerando o que os clientes das seguradoras que você deseja contratar, estão falando sobre ela. É importante considerar essas opiniões e não apenas buscar informações sobre a seguradora. Afinal, muitas investem em estratégias de marketing de conteúdo, o que as deixam no topo dos buscadores e, logo, são as primeiras opções apresentadas pelo Google, por exemplo.
Mas, nem sempre isso significa que sejam as seguradoras mais indicadas. É preciso ficar atento e ver o que elas oferecem e se cumprem com o que prometem. Uma boa dica é também pesquisar no Reclame Aqui.
Fazendo uma boa contratação, vale muito a pena ter um seguro para carros elétricos.
Será que vale a pena ter um veículo elétrico?
Esta é uma das principais dúvidas, principalmente, quando olhamos os valores dos combustíveis, não é mesmo? Mas as vantagens dos carros elétricos vão muito além apenas da economia de gasolina ou álcool. Confira alguns itens:
● Motor com menos barulho: o carro elétrico faz tão pouco barulho que na União Europeia foi determinado que as montadoras coloquem o Sistema Acústico de Alerta Veicular (AVAS, na sigla em inglês) já de fábrica neste tipo de veículo com o intuito de evitar acidentes, principalmente, com ciclistas, pedestres e pessoas com algum tipo de deficiência;
● Economia a longo prazo: o gasto com abastecimento pode ser até 83% menor;
● Manutenção mais barata: outro ponto que deixa o carro elétrico à frente é a economia na manutenção, que pode chegar a 80%, de acordo especialistas;
De acordo com estudos, os carros elétricos movidos a bateria de tamanho médio emitem, durante a sua vida útil, emitem de 60 a 68% menos carbono do que os veículos convencionais.
Só em 2023, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram emplacadas mais de 6.400 unidades, um recorde do segmento. Só no mês de maio, quase 4% das vendas de carros leves foram de automóveis elétricos.
E aí? Você tem um veículo elétrico ou pretende comprar um? Então, não se esqueça de fazer uma cotação online para entender mais detalhes do que cada seguradora oferece para os seus clientes.