Para os amantes das artes, uma oportunidade imperdível se aproxima. A Companhia de Teatro Nu Escuro, de Goiânia, estará em Boa Vista nesta sexta, 5, sábado, 6 e domingo, 6 para uma oficina, além de apresentar o espetáculo “O Cabra que matou as cabras”, uma livre adaptação da peça medieval francesa “A Farsa do Advogado Pathelin”.
A programação começa na sexta, 5, com a Oficina de Musicalidade Teatral, que abordará assuntos como ritmo da fala, do corpo e materialidade, música como dramaturgia, pulsação, foco, bem como discutir processos de composição de cena com bonecos e objetos. As inscrições para a oficina, feitas previamente, já foram preenchidas.
Já no sábado, 6 será apresentado o espetáculo “O Cabra que matou as cabras”, às 20h, no Foyer do Teatro Municipal. No domingo acontece a mesma apresentação, porém no anfiteatro da Orla Taumanan, também a partir das 20h.
“É uma comédia popular, baseada em uma peça francesa. Porém inserimos diversos elementos brasileiros, deixando bem com a cara do nosso país. Conta a história de um advogado picareta que vive de dar golpes e que conhece um pastor, assassino de cabras. Trata-se de um espetáculo consistente, que já realizamos há 18 anos, com o mesmo elenco, tornando ele orgânico e especial”, disse o diretor Hélio Fróes.
Mais sobre o projeto
Através do projeto de circulação “Dentro e Fuera”, contemplado no edital do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás/2017, a companhia leva a iniciativa para várias cidades do país, mesclando textos de cordéis nordestinos, esquetes de picadeiro, fábulas medievais, ditos populares e vários elementos da cultura popular brasileira.
Desde 1996, a companhia experimenta, investiga e vivencia as diversas formas do fenômeno teatral, mantendo um repertório com peças apresentadas em palcos, ruas e espaços alternativos.
Marcus Miranda