A Comissão Própria de Autoavaliação do Instituto Federal de Roraima (CPA/IFRR) solicita contribuições da comunidade externa para a (re)adequação do Instrumento de Autoavaliação Institucional referente ao exercício 2022. A expectativa é que a sociedade em geral participe da reelaboração do instrumento, que será aplicado nos meses de outubro e novembro. Veja a minuta do documento aqui.
Segundo a presidente da comissão, Antonia Costa, as contribuições relativas a acréscimo ou supressão de questões devem contemplar o número da questão a ser acrescida ou suprimida e os respectivos quadros, e encaminhadas, por meio de textos para o e-mail da CPA (cpa.avaliacao@ifrr.edu.br), até o próximo dia 10 de outubro.
Ainda de acordo com a presidente, o instrumento já passou por alterações sugeridas pela comunidade acadêmica no período de 1.º de agosto a 29 de setembro. Nessa etapa, a CPA, com as Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs), realizou reuniões, tanto na Reitoria quanto nos campi, para adequar o Instrumento de Autoavaliação Institucional ao contexto atual da instituição, havendo o acréscimo e a supressão de questões. Participaram desses encontros as pró-reitorias, as diretorias sistêmicas, as direções-gerais, os departamentos e as coordenações, além de servidores e estudantes.
Antonia explicou também que, nesta segunda etapa do processo de reelaboração do instrumento de autoavaliação, a comunidade externa é convidada a dar sua contribuição. Ela acrescentou que os atores institucionais que ainda não participaram poderão encaminhar suas sugestões. Por fim, destacou a relevância dessa participação coletiva nesse processo de avaliação institucional. “Entendo que, por meio da aplicação desse instrumento, a sociedade propõe mudanças institucionais ao mesmo tempo em que aponta sugestões para melhorias e adequações, tanto na estrutura física quanto na pedagógica e administrativa”, disse.
Histórico
O Instrumento de Autoavaliação Institucional é o documento utilizado anualmente para avaliar o Instituto Federal de Roraima. Apresenta a mesma estrutura do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), contemplando cinco eixos e dez dimensões. Geralmente passa por alterações nos meses de setembro e outubro para ser aplicado em novembro. O resultado da aplicação é relatado no Relatório de Autoavaliação Institucional, produzido no mesmo ano e publicado até 30 de março do ano seguinte. Os interessados em saber mais sobre a CPA e os relatórios podem acessar a página http://www.ifrr.edu.br/cpa.
Sofia Lampert