O desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar seguem transformando a realidade das 17 comunidades indígenas atendidas pela Prefeitura de Boa Vista. Através da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), a prefeitura, de maneira antecipada e planejada, deu iniciou neste mês de março a preparação das áreas que receberão o plantio de milho no inverno deste ano. Todas as comunidades atendidas terão ampliação de suas lavouras.
Em 2021 foram plantados 50 hectares nas comunidades indígenas. Com a expansão do plantio deste ano serão 100 hectares de milho. A prefeitura fornece suporte e assistência técnica nas lavouras do projeto de Culturas de Inverno, fazendo o acompanhamento em todas as etapas do processo de plantio. De acordo com o técnico agrícola da SMAAI, Ariosto Brito, isso reflete o compromisso e o trabalho com planejamento de ações, que garantem o aumento de produtividade nas comunidades.
“Estamos promovendo a primeira etapa de abertura de áreas e incorporação de calcário com antecedência. A Comunidade da Ilha será assistida com 10 hectares, recebendo toda a assistência técnica para, na próxima etapa, efetuar o plantio”, explicou.
Para a tuxaua Lindalva Morais, essa nova área beneficiará toda a região com mais autonomia e geração de renda. “Essa abertura de área veio em boa hora para beneficiar muitas famílias e continuar mantendo nossa cultura. Não só com plantio de milho, mas também outros tipos de produção como a mandioca e a melancia. Só tenho a agradecer o apoio do prefeito Arthur Henrique e a parceria de toda a equipe da prefeitura”, afirmou.
Projeto Culturas de inverno
A prefeitura de Boa Vista vem desde 2018 promovendo o plantio de culturas de inverno nas 17 comunidades indígenas do município. O objetivo é melhorar a produtividade das lavouras indígenas, assim como ofertar alimento para que possa ser distribuído entre os povos.
Tecnologia no campo
Mais de 50 maquinários estão à disposição dos produtores rurais. A prefeitura utiliza mecanização de qualidade para a preparação do solo nas comunidades indígenas, trazendo otimização em todas as etapas da produção. O trator é equipado com piloto automático, que garante um maior rendimento, sem desperdício aplicação dos insumos, ganhando mais agilidade operacional e rendimento.
Walquiria Domingues