Comunidades Indígenas de Boa Vista recebem ação itinerante da Prefeitura em parceria com o Dsei-leste

As ações acontecem todas as quartas-feiras. Já foram atendidas as comunidades Campo Alegre, Vista Nova, Ilha, Vista Alegre, Lago Grande, Milho, Bom Jesus e Darora e São Marcos. – Fotos: Giovani Oliveira/Jonathas Oliveira

A Prefeitura de Boa Vista segue até o mês de junho, com uma ação itinerante oferecendo vários serviços gratuitos para a população da zona rural e comunidades indígenas do município. E nessa quarta-feira, 12, a ação que busca fortalecer a Campanha de Vacinação esteve na comunidade indígena São Marcos, que fica localizada no Baixo São Marcos, atendendo os moradores da região.

O trabalho é desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e do Meio Ambiente e o Distrito Sanitário Especial Indígena do Leste (DSEI-Leste), onde são aplicadas doses do calendário vacinal para todas as faixas etárias, além de outros serviços como a entrega de Suplementação de Vitamina A, pesagem do Bolsa Família e emissão do cartão do SUS. Além disso, a comunidade recebe palestra sobre educação ambiental e os cuidados com o meio ambiente.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Regiane Matos, a ação já percorreu as comunidades: Campo Alegre, Vista Nova, Ilha, Vista Alegre, Lago Grande, Milho, Bom Jesus e Darora. Ela destaca que a meta é atender mais de 3.500 pessoas durante a campanha entre crianças, jovens, adultos e idosos.

“Estamos com várias ações itinerantes nas comunidades indígenas e zona rural do município de Boa Vista, com o objetivo de oferecer e proporcionar maior acesso ao serviço de saúde. A nossa intenção é conseguir vacinar o maior número de pessoas possíveis e além da imunização, estamos fazendo a passagem do Bolsa Família e a Suplementação da Vitamina A”, disse a secretária.

O tuxaua da comunidade indígena São Marcos, Cleidson Pereira, 44 anos, avalia como positivo o trabalho que a prefeitura vem fazendo nas comunidades indígenas de Boa Vista. “Todas as famílias da nossa comunidade aproveitaram para atualizar o cartão de vacina é só temos a agradecer por essa ação que a prefeitura está fazendo não apenas na nossa comunidade, mas de outras que se encontram no município e também na zona rural”, frisou.

A agente indígena de saúde Francimara Coelho, 36 anos, também é moradora da comunidade e agradece pela ação itinerante que vem acontecendo. “É de suma importância esse trabalho pois a comunidade que não tem como ir até a cidade está podendo atualizar seu cartão de vacina e muitos moradores que ainda não tinham o cartão do SUS, conseguiram emitir o documento durante essa ação. Ficamos muito felizes!”, ressaltou a agente indígena de saúde.

Balanço da campanha nas comunidades

Já foram aplicadas 2.816 doses de vacina, totalizando 1.494 pessoas imunizadas. Também foram entregues 183 suplementação de Vitamina A, além de 563 pesagens do Bolsa Família e a emissão de 359 cartões do Sistema Único de Saúde (SUS).

Confira os próximos locais da campanha:

14/04/23 – Escola Municipal José David Feitosa Neto – P.A. Nova Amazônia

19/04/23 – Escola Municipal indígena Vicente André da Silva – Truarú da Cabeceira

26/04/23 – Escola Municipal Maria de Lourdes Dias Abreu – Passarão

03/05/23 – Escola Municipal Aureliano Soares da Silva – P. A Nova Amazônia – Truarú

10/05/23 – Escola Municipal Leila Maria da Silva – Santa Fé

17/05/23 – Escola Municipal Martins Pereira da Silva – Morcego

24/05/23 – Escola Municipal indígena Vovô Jandico da Silva – Serra da Moça

31/05/23 – Escola Municipal Indígena Francisco Gomes da Silva – Serra do Truarú

07/06/23 – Escola Municipal Balduino Wottrich – Monte Cristo

14/06/23 – Região do Bom Intento

Wandilson Prata

 

 

Veja também

Topo